fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Após crise na pandemia, Governo do AM anuncia contratações para o Natal

Aproximadamente 600 profissionais serão beneficiados com contratação direta pelo setor de cultura e economia criativa do Governo do Amazonas.

18 de novembro de 2021

Compartilhe

Em Manaus, decoração de Natal vai contemplar diversos bairros (Foto: Michael Dantas)

A campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, lançada nesta quinta-feira (18), pelo Governo do Amazonas, vai beneficiar quase 600 profissionais com contração direta. O Largo São Sebastião, no entorno do Teatro Amazonas, vai receber uma decoração especial e diferenciada para ampliar a capacidade de contratação.

“Isso tudo se multiplica a partir do momento que a gente tem um alcance ainda maior, movimentando a engrenagem da economia da cultura”, destacou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Na pandemia, Governo manteve apoio à Cultura

Em entrevista à TV RealTime1, exibida esta semana, Marcos Apolo Muniz destacou que, mesmo no período da crise econômica por conta da pandemia de Covid-19 no Amazonas, o Governo do Estado manteve o compromisso de continuar com a estrutura dos corpos artísticos.

Marcos Apolo Muniz enfatizou que esse apoio ao setor cultural não aconteceu em outros lugares do mundo. No entanto, a atual gestão, compreendeu que dispensar os profissionais da Cultural significaria mais pessoas desempregadas e não seria adequado para o momento de crise.

“Os corpos artísticos tiveram papel fundamental nesse período de pandemia porque geraram muito conteúdo que foi disponibilizado nas plataformas digitais, como por exemplo no site ‘cultura sem sair de casa’. Lá, teve apresentação do coral, orquestra, grupos de danças, pessoas do Liceu de Ofícios Cláudio Santoro promovendo uma infinidade de oficina e cursos, todos de forma online. Demos até aulas por meio do WhatsApp”, reforçou o titular da Secretaria de Cultura.

Programação de Natal vai contemplar diversos bairros em Manaus

Entre os destaques, estão a tradicional decoração do Largo de São Sebastião; o espetáculo “Um Presente para o Natal”, no Teatro Amazonas; o “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia; além do Natal nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis).

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que as atividades vão gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e da economia criativa. Ele comenta que todo roteiro foi pensado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público.

“Dezenas, centenas de profissionais, artistas de todas as áreas estão atuando para que a gente possa levar até a população o nosso Mundo Encantado do Natal. Neste ano a gente está com a programação ampliada, diferenciada, diversificada e com uma difusão impressionante”, comenta.

Decoração do Largo São Sebastião e Fábrica do Papai Noel

No dia 28 de novembro, a partir das 18h, acontece a inauguração da Decoração do Largo São Sebastião. Na mesta data tem início a Fábrica do Papai Noel, que funcionará até o dia 23 de dezembro, no horário das 17h às 21h, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro). Para ter acesso à fábrica é necessário realizar agendamento, por meio do site cultura.am.gov.br , a partir do dia 22 de novembro.

Teatro Amazonas recebe espetáculo de Natal

O Teatro Amazonas, no Centro, Zona Sul de Manaus, recebe de 10 a 23 de dezembro o espetáculo “Um Presente para o Natal”. As apresentações ocorrem de terça a sábado, às 20h; e aos domingos em dois horários: às 11h e às 19h. O agendamento inicia no dia 3 de dezembro em cultura.am.gov.br e teatroamazonas.com.br.

Feira Criativa e Natal nos Parques

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia sedia todos os domingos até o dia 19 de dezembro a Feira de Economia Criativa: Povos Criativos – Edição de Natal. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

O Natal nos Parques acontece no dia 11 de dezembro no Parque Jefferson Péres, no Centro, Zona Sul de Manaus, e no dia 18 de dezembro, no Parque Rio Negro, bairro São Raimundo, Zona Oeste.

Natal nos Cetis em Manaus

Programação exclusiva para alunos e colaboradores:

• 30 de novembro – Ceti Marcantonio Vilaça 2, bairro Cidade Nova, Zona Norte;
• 1º de dezembro – Drª Zilda Arnes Neumann, bairro Cidade Nova, Zona Norte;
• 2 de dezembro – Ceti Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste;
• 3 de dezembro – Ceti Senador Petrônio Portella, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste;
• 6 de dezembro – Ceti João dos Santos Braga, no bairro Cidade Nova, Zona Norte;
• 7 de dezembro – Ceti Garcitylzo Lago e Silva, bairro Tarumã, Zona Oeste;
• 9 de dezembro – Ceti Aurea Pinheiro Braga, no bairro Compensa, Zona Oeste;
• 10 de dezembro – Ceti Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, Zona Sul.

Programa +Cultura

A campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” faz parte do programa +Cultura, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O programa engloba um pacote de ações voltadas à cultura e à economia criativa e conta com investimentos iniciais de mais de R$ 8 milhões em três editais para fomentar atividades do setor. 

Ao RealTime1, Marcos Apolo Muniz avaliou o +Cultura como o maior programa de edital da história do Amazonas. Ele revelou que, a partir da primeira semana de dezembro, começam a ser premiados cerca de 20% dos projetos que foram inscritos no programa. Por enquanto, a secretaria está em fase de análise dos projetos.

O +Cultura é realizado Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). Além disso, o programa conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

Assista à entrevista do secretário Marcos Apolo Muniz à TV RealTime1:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Tecnologia usa robôs para cumprir funções administrativas nas empresas

Automação Robótica de Processos é uma ferramenta que usa robôs na execução de tarefas simples, como fazer pedidos ou emitir notas fiscais, hoje realizadas por humanos.

4 de dezembro de 2021

Inteligência Artificial e Vídeo Analytics otimizam atendimento e serviços

Ferramenta on-line transforma imagens em informações, consegue mapear trajeto de consumidores em empresas e identificar quais produtos mais chamaram a atenção do cliente.

4 de dezembro de 2021

Confira a programação para a 3ª Feira do Polo Digital de Manaus

A feira, que tem entrada gratuita, acontecerá entre os dias 9 e 11/12, de forma híbrida – on-line e presencial, no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques.

4 de dezembro de 2021

Luiza Trajano é uma das 25 mulheres mais influentes de 2021

Empresária e presidente do conselho do Magazine Luiza, ela é a única brasileira na lista das 25 mulheres mais influentes de 2021 do jornal britânico Financial Times.

3 de dezembro de 2021

Super Nova Era completa 10 anos e já planeja abertura de novas lojas

Novas unidades previstas para o próximo ano fazem parte do plano de expansão da rede e seguem dentro do mesmo conceito que tornou o Super Nova Era uma referência na região.

3 de dezembro de 2021

Indicador de produtividade da indústria cai 1,3%, no 3º trimestre

Indicador que mede a relação entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção caiu 1,3% em relação ao segundo trimestre do ano, na série livre de efeitos sazonais.

3 de dezembro de 2021

Publicado decreto que regulamenta o benefício Auxílio Gás

Famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos dos últimos seis meses.

3 de dezembro de 2021

Valor do imóvel residencial ficou 13,69% mais caro em 12 meses

Segundo a Ademi-AM, a alta dos custos dos materiais de construção pressionam segmentos da construção e imobiliário. Setores tentam equilibrar custos e preços dos imóveis.

3 de dezembro de 2021