fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Compartilhe

Presidente do BNDES e convidados também tem visita agendada ao Inpa (Foto: Reprodução)

Desde o dia 29 (quarta-feira), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, participa de eventos em Manaus debatendo inovação e economia sustentável e apresentando as potencialidades locais para bancos internacionais.

Nesta sexta-feira (1º) se encerra, em Manaus, o Encontro do Grupo Diretor do Clube de Desenvolvimento Financeiro Internacional (IDFC na sigla em inglês) que reúne representantes de bancos internacionais. Na quarta-feira (29), o BNDES participou do workshop, “Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação Climática” e nesta quinta-feira (30), da ExpoAmazônia Bio&Tic.

“Quando a gente sugeriu que o encontro da Associação de bancos fosse em Manaus eles adoraram a ideia e vieram pra cá com dezenas de executivos”, disse o presidente do BNDES ao RealTime1, acrescentando que vieram instituições da África do Sul, América Latina, França e Alemanha.

Para Gustavo Montezano, o interesse das instituições estrangeiras demonstra o potencial do Amazonas e da Amazônia para receber investimentos. “O que isso mostra pra gente? Mostra que a pauta de bioeconomia, soluções baseadas na natureza e agenda climática é prioritária para todos. E se perguntam pra ele, vieram fazer o que, aqui na Amazônia, em Manaus, a resposta é uníssona: viemos aprender!”.

Ele acrescenta que produtos com a marca da economia verde e sustentável têm cada vez mais apêlo entre os investidores. ” Os tempos mudaram, a tecnologia está disponível, o mundo financeiro quer aplicar recursos. Cabe a nós agora ciar oportunidades, inovar, empreender”, diz.

Segundo o BNDES, participam do Encontro do Grupo Diretor do Clube de Desenvolvimento Financeiro Internacional, a Corporação Andina de Fomento (CAF), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco de Desenvolvimento Empresarial da Colômbia (Bancoldex), além de outras entidades da África, Américas, Ásia e Europa. O evento acontece no Novotel Manaus.

A agenda inclui visitas a instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022

Setor de serviços do AM apresenta queda de 5,1% em junho, aponta IBGE

A variação percentual acumulada no ano (de janeiro a junho) apresentou alta de 9,7%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o setor teve queda para 9,5%, no Estado.

11 de agosto de 2022

Casas Bahia inaugura 5 lojas e Centro de Distribuição nesta sexta em Manaus

Chegadas das lojas já proporcionam impacto na economia local, com a geração de 380 empregos diretos e 1.140 indiretos, totalizando mais de 1.500 novos empregos na cidade.

11 de agosto de 2022