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terça, 07 de dezembro de 2021

Operação de franquias cai 8% no AM, mas associação prevê retomada

De julho a setembro, do total de 1.408 franquias em operação no estado, os segmentos que tiveram maior participação no setor foram: saúde, beleza e bem-estar; moda; serviços.

25 de novembro de 2021

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Franquias reduzem 8% no trimestre, mas associação prevê retomada (Foto: Reprodução)

No terceiro trimestre a a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou operação de 1,4 mil franquias no estado, número 8% menor do que o contabilizado em igual período de 2020, quando 1.531 empreendimentos estavam em atividade na região. Conforma a ABF, o número reflete os impactos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19. A previsão é de crescimento para os próximos meses.

De julho a setembro, do total de 1.408 franquias em operação no estado, os segmentos que tiveram maior participação no setor foram: saúde, beleza e bem-estar; moda; serviços; e alimentação (food service).

Conforme a ABF, os resultados do terceiro trimestre deste ano ainda foram menores do que os registrados em igual trimestre de 2019, quando 1.592 empreendimentos franqueados disponibilizavam serviços no Amazonas.

Na avaliação da diretora executiva da ABF, Silvana Buzzi, apesar dos impactos negativos, o Amazonas apresenta tendência de retomada no mercado de franquias. Ela acredita que com a retomada gradual do consumo os resultados se aproximem dos contabilizados no período pré-pandemia.

“Assim como a economia no geral, o mercado de franquias no Amazonas teve um grande impacto da pandemia, mas vem-se desenhando uma curva de recuperação. Com o reaquecimento da economia e a retomada gradual dos hábitos dos consumidores esperamos que os resultados do setor se aproximem dos pré-pandemia, ainda mais no último trimestre do ano, cujo resultado costuma ser alavancado por datas fortes do varejo como a Black Friday, o natal e o ano novo”.

Faturamento das franquias se manteve

O levantamento da associação ainda mostra que no terceiro trimestre o faturamento das franquias foi de R$ 438.721.302,61, resultado quase igualado ao do mesmo trimestre do ano anterior (R$ 438.678.607,36). De julho a setembro de 2019 as franquias contabilizaram R$ 468.941.870,61 em faturamento.

Geração de emprego teve queda

A geração de postos de trabalho teve queda de 4% no terceiro trimestre deste ano em comparação a igual trimestre do ano passado. No período analisado neste ano as franquias admitiram pouco mais de 11,7 mil pessoas no estado, frente aos mais de 12,2 mil contratados em 2020.

“A melhoria da economia, associada a um mercado de trabalho ainda em ritmo lento, estimula profissionais a empreender e ingressar em uma franquia é um caminho que facilita esse processo uma vez que dá acesso a um modelo de negócio, produto ou serviço, formatado e testado, e a uma marca reconhecida também”, comentou a diretora executiva.

Franquias recém-chegadas na capital

Há poucos dias a rede de franquias Montana Grill expandiu atuação para o Amazonas com a instalação de uma unidade no Shopping Manauara com anúncio de inauguração, em breve, de uma segunda unidade da marca no Amazonas Shopping.

Outra franquia que chegou à Manaus foi a The B-Burges. A hamburgueria do influencer digital Carlinhos Maia iniciou operação na avenida Duque de Caxias, na Praça 14, na sexta-feira (19).

A franquia de milk-shakes Milky Moo também chegou a Manaus neste ano. O empreendimento, instalado no Shopping Sumaúma, traz no cardápio combinações produzidas de forma artesanal com nomes inspirados em nomes populares de vacas como por exemplo: Pandora (mistura o sorvete de baunilha, brigadeiro artesanal de ninho e creme de avelã) e Preciosa (com sorvete de baunilha, creme de avelã e Ferrero Rocher).

Com pretensão de expansão para a região Norte, a Casa do Construtor está em busca de investidores para instalar unidades em Manaus.

*Matéria atualizada às 10h40 do dia 26 de novembro para correção da informação relacionada a operação de franquias.

Texto: Priscila Caldas

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