fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022

Compartilhe

Internet ruim e falta de investimentos travam crescimento do PIM (Foto: Reprodução)

Internet de má qualidade, falta de recursos e de políticas de investimento por parte do poder público, somados a fatores econômicos e sanitários internacionais, travam o desenvolvimento tecnológico do Polo Industrial de Manaus (PIM), afirmam especialistas na área de automação. Em meio a esse cenário, a indústria do estado enxerga na oferta da tecnologia 5G na capital, como um possível grande vetor de crescimento, podendo alavancar em até 30% a produção, caso ocorra de forma satisfatória.

O coordenador da Comissão de Desenvolvimento, Automação e Inovação (CDAI) – do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e subcoordenador da Coordenação de Tecnologia e Inovação (CTI) – realizado por meio de parceria entre o Cieam e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Paulo Xavier, a internet 5G, caso ofertada com boa qualidade, representará um novo momento para a indústria amazonense.

“A tecnologia 5G é um ‘divisor de águas’ principalmente em decorrência de soluções que vêm por trás dessa tecnologia. A nova tecnologia proporcionará agilidade ao processo produtivo, ao operacional, mecânico e ao sistêmico. Desenvolvemos estudos que apontam possibilidade de crescimento produtivo entre 20% e 30% ao ano a partir da inserção da nova tecnologia aos processos industriais”, informou.

Porém, ele explica que caso a oferta da internet 5G ocorra da mesma forma que a implementação do 4G, considerada como insatisfatória para o PIM, não ocorrerão mudanças. Xavier ainda ressalta que além da oferta da tecnologia, a indústria precisa de mecanismos que possibilitem o avanço produtivo em paralelo à evolução tecnológica.

“Não adianta somente aprovar o 5G. É necessário que a empresa detentora da concessão para a oferta do sinal faça investimentos e entregue o sinal adequado. A indústria necessita de recursos, de política de investimentos por meio de todas esferas do poder público, de incentivos através de leis ou mecanismos que possam dar celeridade à capacitação dos profissionais que atuarão com essa tecnologia”, avaliou.

Segundo o coordenador fatores externos também afetam o desenvolvimento do PIM no aspecto tecnológico. Ele citou ocorrências como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia; a continuidade da Covid-19 na China, que afeta operação industrial e logística; o câmbio, que impacta na redução das importações e afeta a compra de equipamentos para o setor de automação; e ainda, as eleições presidenciais.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Concurso da Agência de Fomento do AM abre inscrições no dia 18 de julho

São ofertadas 30 vagas para nível superior neste certame, onde os salários chegam até R$ 6,5 mil. O edital já pode ser consultado hoje no site da comissão organizadora.

30 de junho de 2022

Conheça o Empresa Fácil, sistema que facilita abertura de empresas em Manaus

O Empresa Fácil coleta os dados necessários para o funcionamento da empresa pelo preenchimento de formulário eletrônico único, disponível na internet, pelo site da Jucea.

29 de junho de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

PIM fecha primeiro quadrimestre com alta de 8,96% no faturamento

Entre janeiro e abril, o faturamento total do Polo Industrial de Manaus ficou em R$ 52,68 bilhões, o que representa alta de 8,96% em relação ao mesmo período de 2021.

29 de junho de 2022

Amazonas melhora índice e obtém nota A em transparência fiscal

O Amazonas está entre os Estados que tiraram nota A juntamente com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

28 de junho de 2022

Programa de capacitação em tecnologia para mulheres tem inscrições abertas

Programa Santander Code Girls 2022, uma iniciativa do Santander Universidades, atende a mulheres que têm interesse na área de Tecnologia e desejam trabalhar com programação.

28 de junho de 2022

Postos já recebem gasolina com desconto de impostos federais

Desconto ainda é gradual, já que o repasse depende dos estoques das distribuidoras, mas o governo negocia com o setor uma alternativa para agilizar os cortes nos preços.

28 de junho de 2022

Estados fazem propostas no STF sobre o ICMS dos combustíveis

Governadores, secretários de fazenda e representantes da União participaram de audiência de conciliação marcada por Gilmar Mendes do STF para tratar dos combustíveis.

28 de junho de 2022