fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

3 mil vagas em cursos serão ofertadas em 12 municípios do Amazonas

A ideia é ofertar qualificação seguindo a vocação de cada região para, assim, proporcionar geração de emprego e renda ao final da qualificação.

13 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Cleudilon Passarinho/Gov.AM/Secom)

Como parte da estratégia de ampliação da oferta de cursos para o interior do Estado, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) vai ofertar 3 mil vagas, divididas em 68 cursos, para 12 municípios.

A oferta atende a uma solicitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). E será uma ação de governo a ser executada pelos dois órgãos.

A reunião de alinhamento ocorreu entre o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, e o secretário Jório Veiga Filho, da Sedecti.

Também participou do encontro o coordenador do Departamento de Empreendedorismo da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Sedecti, Almir Albuquerque.

A ideia é ofertar qualificação seguindo a vocação de cada região para, assim, proporcionar geração de emprego e renda ao final da qualificação.

E para chegar aos 68 cursos, técnicos da pasta pesquisaram o novo Catálogo de Cursos do Cetam e avaliaram os eixos de formação ofertados.

“Nos baseamos nos eixos que constam no catálogo e chegamos ao número e aos tipos de cursos”, explicou o coordenador do Departamento de Empreendedorismo.

O titular da Sedecti disse que o tipo de curso e o quantitativo podem ser revistos dependendo da avaliação do Cetam. “Essa ação segue a orientação do Governo do Estado, em fomentar o empreendedorismo e a geração de renda”, frisou.

De acordo com Jório Veiga, com os cursos ofertados pelo Cetam será levada qualificação aos moradores dos municípios, que poderão iniciar um negócio e incrementar a economia de sua comunidade.

Para o presidente do Cetam, a iniciativa da Sedecti é muito bem-vinda pois, dessa forma, a autarquia vai oferecer os cursos dentro da necessidade específica das populações da localidade alvo.

“O governo Wilson Lima está expandindo a oferta da educação profissional pública e gratuita no Estado, como política de geração de trabalho, emprego e renda para a população. E a parceria com a Sedecti é importante para focar na empregabilidade”, ressaltou José Augusto.

As equipes técnicas da Sedecti e do Cetam iniciam as reuniões para a preparação do edital de oferta dos cursos ainda nesta semana. A previsão é que as aulas iniciem em outubro de 2021.

Parceria em cursos

O Termo de Compromisso de Cooperação Técnica, para implementação de cursos técnicos e de capacitação profissional para a capital e interior do Estado, entre Cetam e Sedecti, foi assinado em 27 de abril e está em plena execução.

A iniciativa visa qualificar populações no interior e na capital para garantir uma vaga no mercado de trabalho.

Com informações da asssessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022

TJAM divulga classificação final e convoca para estágio em Direito

Foram convocados cem aprovados para estágio em Direito no TJAM e que devem observar o prazo para a entrega dos documentos entre 24 de janeiro e 25 de fevereiro.

21 de janeiro de 2022

Receita abre segunda-feira consulta a lote residual do Imposto de Renda

Mais de 240 mil contribuintes receberão o crédito bancário no dia 31 deste mês. O pagamento da restituição será feito diretamente na conta bancária informada na declaração.

21 de janeiro de 2022

Falta e alto custo dos insumos continuam como principal problema da indústria

Problema é apontado por 60,6% dos industriais e ocupa o topo do ranking pelo sexto trimestre consecutivo na Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

21 de janeiro de 2022

Aumenta número de empresas que atuam com comércio eletrônico

De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e FGV, 74% dos pequenos negócios atuam no comércio eletrônico.

21 de janeiro de 2022

Maioria dos comerciantes de Manaus prevê um 1º semestre melhor

Comerciantes de Manaus esperam um primeiro semestre um pouco melhor para a economia do Amazonas e relatam alta nas vendas de Natal e estabilidade na Black Friday.

21 de janeiro de 2022

PIM deverá produzir 880 Mil bicicletas em 2022, alta de 17,4%

Duas fábricas do Polo Industrial de Manaus anunciaram ampliação da capacidade produtiva. Investimentos visam atender ao aumento de pessoas que aderiram ao hábito de pedalar.

21 de janeiro de 2022