Por não se tratar de imunizante da rotina do calendário nacional de vacinação, o envio de doses pelo Ministério da Saúde aos estados ocorre apenas no período de campanha.
Campanha de vacinação contra Influenza deve iniciar em abril deste ano (Foto: Divulgação)
As unidades de saúde de Manaus estão com o estoque zerado da vacina contra o vírus H1N1 (ou Influenza). A confirmação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ao RealTime1 nesta terça-feira (4), que destacou ainda que uma nova campanha de imunização para esta doença deve acontecer em abril deste ano.
No entanto, a Semsa fez questão de ressaltar que “por não se tratar de imunizante da rotina do calendário nacional de vacinação, o envio de doses ocorre apenas no período de campanha” que, em 2021, foi realizada de abril a agosto.
Em Manaus, a meta da vacina contra a Influenza era imunizar cerca de 642.003 pessoas de 17 grupos prioritários. Porém, de acordo com o Sistema Municipal de Vacinação (SMV) da Semsa, apenas em dois desses grupos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de ao menos 90% de vacinados foi cumprida: o das puérperas (109,60%) e indígenas (93,17%).
Com o não-alcance dos demais grupos, as doses remanescentes foram abertas para o público em geral, mas já acabaram.
Também procurada pela reportagem, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), responsável pela distribuição das doses nos 62 municípios, confirmou que não há previsão de nova chegada de vacinas contra o vírus H1N1 e que, em todo o Estado, a cobertura vacinal contra influenza é de 73,3%.
Da Redação
Leia Mais: