fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Unidades de conservação contribuem para que AM tenha maior área verde

O Amazonas é o estado com a maior porcentagem de áreas naturais do Brasil e o único que se mantém com mais de 90% do seu território preservado.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Maior cobertura natural do Brasil (Foto: Diego Peres/Secom)

Dados divulgados no mês de dezembro pelo MapBiomas mostram que o Amazonas é o estado com a maior porcentagem de áreas naturais do Brasil. Com 98,19% de cobertura natural, o estado é exemplo da eficiência do sistema de Unidades de Conservação (UCs) como ferramenta para preservação florestal e inibição de crimes ambientais, conforme explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“Esse dado do MapBiomas atesta o esforço que o Governo do Amazonas tem feito para manter a floresta em pé. Esse resultado é a prova de que as Unidades de Conservação são espaços efetivos, responsáveis para que esse resultado fosse alcançado”, afirmou.

Em comparação a outros estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal, o Amazonas é o único que se mantém com mais de 90% do seu território preservado.

Nos dados no MapBiomas, o Mato Grosso (MT) mantém 54% cobertura florestal, Roraima (RR) 72,5%, Pará (PA) 75%, Rondônia (RO) 56%, Amapá (AP) 81%, Acre (AC) 85% e Tocantins (TO) 52%.

O engenheiro ambiental e assessor do Núcleo de Geoprocessamento e Gestão de Florestas da Sema, Maycon Castro, ressalta que 54% do território do estado é composto por UCs Estaduais, Federais e Terras Indígenas (TI). Sob a gestão direta da Sema estão 12% de todo o território, que é a porcentagem correspondente às UCs Estaduais.

“O nosso sistema estadual de Unidades de Conservação é uma verdadeira barreira para que crimes ambientais proliferam. E o mais interessante é que, por meio dele, as comunidades tradicionais são as protagonistas neste processo”, disse.

De todo o território do Amazonas, 92,92% é floresta; 1,96% são áreas de formação natural não florestal e 3,31% espelhos d’água (superfície contínua de água), que, juntos, formam os 98,19% de áreas naturais.

Apenas 0,04% correspondem à área não vegetada urbana, 0,06% áreas não observadas, e 1,70% de pastagem.

Com informações da assessoria

Leia Mais

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022