fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Fórum discute estratégias para melhorias no nascimento de bebês no Amazonas

Entre os objetivos do fórum está a programação de ações que qualifiquem o planejamento reprodutivo e atenção ao pré-natal de mães na capital e no interior do Amazonas.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Fórum acontece na unidade 6 do Centro Universitário do Norte (Foto: Geraldo Farias/SES-AM)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, nesta terça-feira (14), a abertura do Fórum Estadual Perinatal, para aprimoramento da atenção maternoinfantil, sensibilizando profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para adoção de estratégias no parto e nascimento.

O evento, que ocorre ao longo do dia, no Teatro da Unidade 6 do Centro Universitário do Norte – Uninorte, conta com a participação de profissionais da linha de cuidado maternoinfantil de todo o estado. 

De acordo com a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, da SES-AM, Nayara Maksoud, o Fórum Perinatal é uma das ações do Programa Saúde Amazonas. Durante todo o ano várias estratégias vêm sendo discutidas e executadas para o aperfeiçoamento da rede maternoinfantil.

“Nós estamos em mais um momento, chamado Fórum Perinatal, em um encontro entre municípios e Estado do Amazonas. Estão presentes as coordenações de Saúde da Mulher, da Criança, coordenação da Rede Cegonha, junto com a universidade, em um único ambiente, para trabalhar temas relevantes que envolvem o enfrentamento da mortalidade maternoinfantil”, disse.

O objetivo do fórum é programar ações que qualifiquem o planejamento reprodutivo e atenção ao pré-natal; implementar um novo modelo de atenção ao parto e ao nascimento com base em evidências científicas e nos princípios da humanização; implementar uma agenda de saúde da criança promovendo o crescimento e desenvolvimento saudáveis; articular redes de atenção de forma a garantir o acesso, vinculação, acolhimento e melhoria da resolutividade e, consequentemente, reduzir a mortalidade materna, neonatal e infantil.

A secretária executiva de Assistência da Capital, da SES-AM, Adriana Elias, também participou da abertura do fórum, destacando a importância de discutir e refletir toda a rede de atenção maternoinfantil de forma unificada da atenção primária ao parto. 

“Toda essa linha de cuidado por onde a mulher passa e, posteriormente, a criança também, precisa ter uma qualificação e uma articulação para que se comunique essa rede. Se o resultado que queremos é qualificar essa assistência, a gente precisa ter esse diálogo permanente sistematizado do processo de trabalho intersetorial de toda rede de saúde”, ressaltou a secretária.

Na solenidade de abertura do evento ainda participaram a coordenadora da Rede Cegonha no município de Manaus, Lúcia Marques de Freitas, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), a diretora da escola de saúde do Centro Universitário do Norte, Hellen Priscila, representando a reitoria. 

Programação

Durante o fórum serão realizadas Mesas Redondas sobre boas práticas na atenção ao parto e nascimento e o combate à violência obstétrica; palestras sobre incentivo ao parto normal; sobre o parto cesariano; regulação maternoinfantil; métodos contraceptivos no planejamento sexual e reprodutivo; logística na distribuição de métodos contraceptivos; e apresentação e debates de ações pactuadas.

Com informações da assessoria

Leia Mais

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022