fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

UGPE inicia contratação de serviços especializados para o Prosamin+

A UGPE tem realizado treinamento para servidores desde 2020, para que possam estender o uso da metodologia a todos os projetos executados pelo órgão.

31 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, pioneira na adoção da metodologia BIM (Building Information Modelling) no Estado, avançou mais uma etapa do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

O órgão realizou nesta segunda-feira (31) a entrega da documentação e abertura dos envelopes para fins de habilitação das empresas que participam da licitação TP 01/2021, para contratação de serviços de engenharia versados em modelagem BIM.

A licitação em curso serve para contratação de empresas de serviços de engenharia especializados para modelagem, compatibilização, quantificação de projetos e planejamento de obras de infraestrutura urbanística, arquitetura e saneamento básico na Metodologia BIM na esfera do Prosamin+.

Na reunião, foi realizada a abertura da documentação, com habilitação das propostas apresentadas. Na etapa seguinte, após a abertura das propostas de preço, inicia-se a verificação da documentação em conformidade com o edital e a leitura das propostas de preços.

Eficiência e impacto 

A Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia que garante mais eficiência e impacta no planejamento, na gestão dos custos e nas escolhas de soluções técnicas para a obra.

“Por meio dela, é possível identificar, com maior precisão e agilidade, inconsistências que tendem a retardar e aumentar o custo do projeto”, explica Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE.

Os modelos gerados por computador, explica Campêlo, contêm geometria e metadados necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição, que compõem a realização de uma obra.

A UGPE tem realizado treinamento para servidores desde 2020, para que possam estender o uso da metodologia a todos os projetos executados pelo órgão, adequando-os ao novo padrão, em especial no Prosamin+, lançado pelo governador Wilson Lima no ano passado.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Trânsito será alterado para ‘Marcha para Jesus’ amanhã; veja o que muda

O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes. Com isso, trânsito sofrerá mudanças a partir das 12h.

27 de maio de 2022

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022

Ações do ‘Governo Presente’ chegam ao bairro Cidade Nova pela 5ª vez

Programação tem início às 8h e encerra às 14h, neste sábado (28), no Ceti João dos Santos Braga. Mais de 20 mil atendimentos já foram realizados em edições anteriores.

26 de maio de 2022

Cheia deixa 40 cidades em situação de emergência no Amazonas

Em 2022, 58 dos 62 municípios do Amazonas enfrentam os danos causados pela enchente. efeitos mais severos ocorreram nas cidades de Careiro da Várzea e Anamã.

26 de maio de 2022

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022