Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.
Roraima supera o Pará com terras indígenas ameaçadas pelo desmatamento, no trimestre (Foto: Tuane Fernandes/Greenpeace)
Terras Indígenas dos povos Waimiri Atroari, no Amazonas e Roraima, no Alto Rio Negro e no Médio Rio Negro (AM) estão entre as dez áreas mais pressionadas pelo desmatamento no trimestre, conforme levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O Estado mais afetado no período foi Roraima, com cinco Terras Indígenas. Em pesquisas anteriores, era o Pará o Estado que mais tinha territórios nesse ranking. O levantamento integra o estudo “Ameaça e Pressão de Desmatamento em Áreas Protegidas”, publicado trimestralmente pelo instituto.
É em solo roraimense e amazonense que fica a segunda terra indígena mais pressionada pela derrubada da floresta no trimestre, a Waimiri Atroari. Esse território também foi o sexto mais pressionado entre todas as classes de áreas protegidas do bioma. Lá, vivem indígenas do povo Waimiri Atroari e os isolados Cabeceira do Rio Camanaú.
As outras quatro áreas localizadas em Roraima que figuraram no ranking das 10 mais pressionadas no trimestre são: Manoá/Pium, Moskow, Raposa Serra do Sol e São Marcos. Elas ocupam a sexta, a oitava, a nona e a décima colocação, respectivamente. E, juntas, abrigam cinco povos diferentes: Ingarikó, Macuxi, Patamona, Taurepang e Wapichana.
“O fato de metade das terras indígenas mais pressionadas no primeiro trimestre estarem localizadas em Roraima pode ser explicado pelo regime de chuvas no estado, que ocorre de forma inversa ao do restante da Amazônia”, explica Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.
Confira o Ranking:
Terras indígenas mais pressionadas
1ª – TI Cachoeira Seca do Iriri (PA)
2ª – TI Waimiri Atroari (AM/RR)
3ª – TI Apyterewa (PA)
4ª – TI Alto Rio Negro (AM)
5ª – TI Karipuna (RO)
6ª – TI Manoá/Pium (RR)
7ª – TI Médio Rio Negro I (AM)
8ª – TI Moskow (RR)
9ª – TI Raposa Serra do Sol (RR)
10ª – TI São Marcos (RR)
Com informações da Assessoria
Leia Mais: