fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Compartilhe

dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon (Foto: Reprodução)

Em 2021, o Amazonas foi o estado da região Amazônica que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior. De acordo com dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados nesta segunda-feira (17), a destruição registrada em solo amazonense passou de 1.395 Km² entre janeiro e dezembro de 2020 para 2.071 Km² nos 12 meses de 2021, uma alta de 49%.

Os números colocam o Amazonas como o segundo colocado no ranking dos estados que mais desmataram a Amazônia em 2021, atrás apenas do estado do Pará, líder histórico, que em 2021 devastou 4.037 Km² da floresta, 39% do registrado em toda a Amazônia.

Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, que monitora a região por meio de imagens de satélites.

De acordo com os números, em 2021, entre os estados da Amazônia Legal, apenas o Amapá não registrou aumento no desmatamento na comparação com 2020. Em compensação, os outros oito estados que compõem o bioma tiveram a maior redução da cobertura florestal em 10 anos.

De maneira geral, o desmatamento da Amazônia cresceu 29% em relação a 2020. De janeiro a dezembro do ano passado, 10.362 Km² de mata nativa do bioma amazônico foram destruídos. Em 2020, esse número foi de 8.096 Km². Segundo o instituto, a área devastada equivale à metade do território do estado de Sergipe.

“O recorde negativo anual é extremamente grave diante das consequências dessa destruição. Entre elas estão a alteração do regime de chuvas, a perda da biodiversidade, a ameaça à sobrevivência de povos e comunidades tradicionais e a intensificação do aquecimento global”, diz comunicado divulgado pelo Imazon.

Quase metade da destruição ocorreu em florestas públicas federais

Cruzando as áreas desmatadas com o banco de dados do Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), os pesquisadores observaram que 4.915 km² foram devastados dentro de territórios federais. Isso corresponde a 47% de todo o desmatamento registrado na Amazônia no ano passado. Apenas nessas áreas, a destruição aumentou 21% em comparação com 2020, sendo a pior em 10 anos.

Criadas para a preservação da biodiversidade e a manutenção dos modos de vida sustentáveis de povos e comunidades, as unidades de conservação federais também viram o desmatamento avançar por seus territórios. Em 2021, foram devastados 507 km² de mata nativa dentro dessas áreas protegidas, 10% a mais do que no ano anterior. Nesses territórios, a devastação também atingiu o pior patamar da década.

*Com informações do Imazon

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022