fbpx

domingo, 28 de novembro de 2021

TCE-AM comemora 71 anos com revitalização de prédio histórico

"Projeto Casa TCE-AM - Século 22", que irá restaurar a 2ª sede da história da Corte de Contas, localizada no tradicional Complexo Boothline, no Centro de Manaus.

15 de outubro de 2021

Compartilhe

A restauração do complexo acontece após assinatura de parceria público-privada envolvendo a Prefeitura, o Grupo UAI/Fundação Doimo e o TCE (Foto: Divulgação)

Comemorar o presente, resgatar o passado e assegurar o futuro. Em celebração aos 71 anos de criação, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou, no fim da tarde desta quinta-feira (14), o “Projeto Casa TCE-AM – Século 22”, que irá restaurar a 2ª sede da história da Corte de Contas, localizada no tradicional Complexo Boothline, no Centro de Manaus.

“Se hoje o Tribunal de Contas do Amazonas é respeitado pelo trabalho desenvolvido para preservar o bom uso do dinheiro público, tudo se deve ao seu início. Essa restauração representa um marco no resgate da história do Tribunal. Quis o destino que eu estivesse como presidente neste importante momento. Que venham mais 71 anos de bom trabalho da nossa Corte de Contas”, disse o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello.

Segundo o chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, Josétito Lindoso, o trabalho de recuperação e preservação da história da Corte de Contas, que vem sendo feito há alguns anos, chega a mais um momento especial.

“O processo de resgate da história do Tribunal de Contas do Amazonas é algo que precisa ser permanente. Apesar de termos conseguido recuperar documentos, objetos, cartas e objetos que compõem a história do Tribunal, precisamos fazer com que o que temos e fazemos hoje seja também eternizado. O Projeto Casa TCE-AM serve justamente para garantir que a história da Corte de Contas seja preservada por um longo tempo”, explicou o Josetito Lindoso.

Reforma estrutural

Além das grandes reformas estruturais para tornar o prédio visualmente turístico, a ideia do projeto de revitalização é de reativar o funcionamento do prédio para trabalhos da Corte de Contas.

Inicialmente, o prédio deverá servir como uma base de estudos do Tribunal, contribuindo com pesquisas direcionadas às atividades exercidas pela Corte de Contas.

As próximas fases de planejamento irão englobar os projetos de ocupação e arquitetônicos, para melhor definir as estruturas que serão revitalizadas e as expansões a serem feitas para atender à sociedade e, ao mesmo tempo, preservar a história do Centro e da Corte de Contas.

Parceria público-privada

A restauração do complexo acontece após assinatura de parceria público-privada envolvendo a Prefeitura de Manaus, o Grupo UAI/Fundação Doimo e o TCE-AM.

Após a conclusão das obras de recuperação, a partir de 2022, o local funcionará como um museu virtual para eternizar os métodos e práticas aplicadas pelos técnicos da Corte de Contas amazonense.

Além dos conselheiros do TCE-AM, a solenidade de lançamento do projeto contou com a participação do prefeito de Manaus, David Almeida; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes; do presidente do Instituto Ruy Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilla, além de secretários estaduais e municipais e demais autoridades locais.

Exemplo para outros órgãos

Presente no evento, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou a importância do resgate cultural do local, aliado ao fomento ao empreendedorismo.

O ministro do TCU, João Ribeiro Nardes, comentou sobre o exemplo que a Corte de Contas amazonense dá a todos os órgãos públicos.

“Esse é um projeto importante que evidência a forma ativa que o Tribunal de Contas do Amazonas age junto à sociedade amazonense. Sem dúvidas, o resultado será excelente e a sociedade amazonense é quem terá os melhores frutos desse projeto”, disse.

Além do Projeto Casa TCE-AM, o Tribunal de Contas do Amazonas também conta com o Museu, localizado na sede da Corte de Contas, na avenida Efigênio Sales, bairro Parque Dez. O local conta com réplicas fiéis do primeiro plenário da Corte de Contas, além de objetos, fotos e documentos que retratam a história do Tribunal.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021