fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Sem público, Live Parintins 2021 mantém viva a tradição dos Bumbás

Caprichoso e Garantido apresentaram a Live Parintins 2021 na noite deste sábado (26), respeitando protocolos de segurança e sem a presença das torcidas.

27 de junho de 2021

Compartilhe

Bumbás se apresentaram sem a participação dos torcedores nas arquibancadas (Foto: Divulgação)

Na noite deste sábado (26), Caprichoso e Garantido entraram na arena do Centro Cultural de ParintinsBumbódromo ainda sem a participação dos torcedores nas arquibancadas, mas com as esperanças renovadas para um possível retorno do Festival Folclórico no próximo ano.

Com todos os participantes testados para Covid-19, os bumbás mantiveram a tradição de brincar de boi no último fim de semana de junho, apresentando a Live Parintins 2021, respeitando medidas como uso de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.

“Graças ao empenho do Governo do Amazonas, nosso governador Wilson Lima, que esteve aqui em Parintins, fazendo uma série de entregas, nós estamos conseguindo realizar hoje essa live, cumprindo todos os protocolos de segurança. Todas as pessoas estão devidamente testadas e identificadas. Ou seja, temos  um ambiente 100% seguro, com ninguém com Covid”, ressaltou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Missão cumprida

A Live Parintins 2021 cumpriu a missão principal de aquecer a economia do município e gerar renda para trabalhadores dos bumbás que vivem do Festival – que não aconteceu pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia de Covid-19. A festa, realizada há mais de 50 anos, é o principal motor da economia parintinense.

“A cidade vai recebendo esse apoio nesse momento tão difícil, em que as restrições nos impedem de movimentar a economia da cultura como habitualmente se faz nesse período do ano”, concluiu o secretário.

Além do Governo do Amazonas, as apresentações tiveram o apoio da Coca-Cola Brasil, que tem contribuído com os eventos culturais do Estado.

Espetáculo

O Caprichoso, primeiro boi a se apresentar neste sábado, levou para a arena “Cultura que Resiste”, afirmando que, em tempos de pandemia, quando os palcos esvaziaram, bailarinos ficaram sem dança e músicos ficaram sem som, o povo Caprichoso resistiu.

Um dos pontos altos da apresentação foi o “Ritual de Transcendência Yanomami: Terra Livre aos Povos Originários”. O momento foi um manifesto contra a devastação da Amazônia.

O Garantido apresentou a temática “Eu amo Parintins”, apostando em uma live compacta, voltada à identidade da Baixa do São José e ao princípio universal da solidariedade. O objetivo do Boi do Povão foi promover um espetáculo folclórico e emocionante.

O bumbá apresentou 15 módulos alegóricos, duas tribos, dois tuxauas, lamparineiros, batucada, vaqueirada e bailado corrido.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Anvisa determina recolhimento de autotestes de Covid irregulares

Nesta quarta, a agência determinou o recolhimento do produto Teste Covid meu DNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva. O produto também não tem registro junto à Anvisa.

26 de janeiro de 2022

Brasil tem primeira semana de alta de óbitos por Covid desde maio

Os números das últimas semanas ainda vão crescer. Nas próximas atualizações, janeiro tende a ser o primeiro mês com alta de óbitos frente ao mês anterior desde março de 2021.

26 de janeiro de 2022

Coleta de dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE começa em 1º de agosto

Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, mais de 70 milhões de domicílios e todo o Brasil. Eles trabalharão uniformizados, com identificações do IBGE.

26 de janeiro de 2022

Estudo identifica pacientes mais propensos à Covid longa: entenda

Os pesquisadores analisaram os níveis de anticorpos de 175 pacientes com Covid-19 e 40 pessoas saudáveis. Entre os pacientes com Covid, 134 foram acompanhados por até 1 ano.

26 de janeiro de 2022

Começa hoje, em Manaus, a vacinação do público a partir dos 10 anos

Para vacinar crianças, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto; cartão do SUS ou CPF, e caderneta de vacinação.

26 de janeiro de 2022

Entrega de documentos do projeto ‘CNH Social’ começa hoje

Nesse primeiro momento, a entrega dos documentos será realizada para candidatos de Manaus e de outros 15 municípios do interior do Amazonas.

26 de janeiro de 2022

Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso

Os dados de obesidade revelam que o risco associado de diversas Doenças Crônicas não Transmissíveis é o mais preocupante e pode levar a consequências impactantes para o SUS.

26 de janeiro de 2022

Amazonas registra 7.334 casos de Covid-19 nas últimas horas

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 no Amazonas aponta que, dos 596 pacientes internados, 238 não são vacinados.

25 de janeiro de 2022