fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Parintins elege expoentes dos bois Caprichoso e Garantido para a Câmara

Das 13 cadeiras da Casa Legislativa, seis serão ocupadas por quem tem trajetória relacionada aos bumbás. O vice-prefeito Tony Medeiros é expoente do boi vermelho e branco.

17 de novembro de 2020

Compartilhe

Seis ocupantes das cadeiras da Casa têm trajetória relacionada aos bumbás. (Fotos: Divulgação)

Dos 13 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus, seis têm ligação com os bumbás Caprichoso e Garantido.

Da torcida vermelha e branca, garantiiu a reeleição Vanessa Gonçalves (PP), ex-sinhazinha da Fazenda, com 1.569 votos. Ela emplacou o quarto mandato consecutivo na Câmara e é a quarta mais votada. O ex-presidente do Boi da Baixa do São José, Telo Pinto (PSDB) também renovou o segundo mandato de vereador.

Dois ex-presidentes do Caprichoso foram eleitos e são novatos na Casa Legislativa: Babá Tupinambá (PDT) com 1.489 votos, sendo o sétimo mais votado, e Márcia Baranda (MDB). A administradora teve 1.589 votos, sendo a vereadora mais votada do pleito e a segunda no ranking dos eleitos.

Também com trajetória ligada ao touro negro, a parintinense Brena Dianná (PSD) obteve 1.183 votos e garantiu uma cadeira da Câmara Municipal. A advogada foi rainha do folclore do Caprichoso por dez anos e disputou um cargo eletivo pela primeira vez neste ano.

O vereador mais votado de Parintins, Massilon (Republicanos) já foi vice-presidente e diretor financeiro do Garantido. O bacharel em economia e direito recebeu 1.609 votos e é irmão do vice-prefeito Tony Medeiros.

Vice-prefeito

Ex-amo do boi Garantido, Tony Medeiros foi reeleito vice-prefeito, no domingo. O ex-deputado estadual concorreu ao pleito na Coligação Avança Parintins, encabeçada por Bi Garcia (DEM), reeleito para o quarto mandato.

Pai ligado ao Caprichoso

Entre os reeleitos está Mateus Assayag (PL) com 1.550 votos para o quarto mandato. O engenheiro civil é de família tradicional da ilha e o pai integrou o conselho do Caprichoso.

As 13 cadeiras da Câmara de Parintins serão ocupadas também por Alex Garcia (PSD), Flávio Farias (PSC), Fernando Menezes (Republicanos) e Naldo Lima (Solidariedade). Os vereadores Cabo Linhares (PSL) e Tião Teixeira (DEM) também foram reeleitos.

Nem sempre o sucesso na arena dos bumbás assegura continuidade na trajetória política. Expoente do boi vermelho, o apresentador e  levantador de toadas Israel Paulain (MDB) ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Nhamundá. A administradora Marina Pandolfo (PSD) venceu Israel por 5.658 votos contra 4.788 votos. Ele foi eleito vereador de Parintins em 2008. Além das eleições 2020, Israel concorreu ao cargo de prefeito de Nhamundá em 2012 e 2016, mas não obteve êxito.

Saiba Mais

O empresário Jander Lobato (PTB) conquistou um assento da Câmara Municipal de Manaus. Natural de Parintins, ele foi eleito com 4.406 votos. Jander concorreu pela segunda vez o cargo de vereador. Em 2004, disputou uma vaga na Câmara de Parintins. Ele é irmão do presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato.

Da redação

Veja mais notícias

Teste de publicação agendada

A Bemol comemora nesta sexta-feira (13) mais um aniversário como empresa referência para a sociedade amazonense desde 1942. Nascida em Manaus e presente nos estados Amazonas,

13 de agosto de 2021

Acompanhado da filha, David despede-se da mãe em Igreja no Morro da Liberdade

O candidato David Almeida antecipou o horário de votação para enterrar a mãe, dona Rosa, marcado às 10h deste domingo no cemitério Morro da Liberdade.

28 de novembro de 2020

Ex-candidatos lamentam falecimento da mãe de David Almeida

Após a morte de Dona Rosa Almeida, vários ex-candidatos a prefeito de Manaus que concorreram neste pleito emitiram nota de solidariedade à família.

28 de novembro de 2020

Boa Vista: Pesquisa aponta vitória de Arthur Henrique com 79% dos votos

Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital Boa Vista. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o n° RR 07926/2020.

28 de novembro de 2020

Belém: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que aponta Eguchi à frente

A pesquisa do Instituto Ecodatta coloca Eguchi com 52% das intenções de voto contra 40,4% de Edmilson, dados diferentes da última pesquisa Ibope divulgada.

28 de novembro de 2020

2° turno na capital terá fiscalização do Ministério Público Eleitoral

Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata.

28 de novembro de 2020

Campanha encerra mais cedo após morte da mãe de David Almeida

Os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida cancelaram atividades de campanha na tarde deste sábado (28), devido a morte de Dona Rosa Almeida, ocorrida nesta manhã.

28 de novembro de 2020

Mesmo no pior cenário, média das pesquisas aponta vitória de David

Levantamento, comparando as médias das últimas pesquisas eleitorais, revelou que Amazonino perderia o 2º turno e David conquistaria a vitória, elegendo-se prefeito de Manaus.

28 de novembro de 2020