fbpx

quinta, 19 de maio de 2022

Santa Isabel do Rio Negro vira ponto do programa Amazônia Conectada

Hospital de Santa Isabel do Rio Negro (AM) é o mais novo ponto do programa federal Amazônia Conectada e deve fazer uso de telemedicina com internet por fibra óptica fluvial.

20 de janeiro de 2022

Compartilhe

Hospital em Santa Isabel do Rio Negro se integra a outras 10 localidades do AM que estão no programa federal (Foto: Divulgação/SES-AM)

Programa federal que conecta a internet em localidades por meio de fibra óptica, o Amazônia Conectada agora tem um ponto em Santa Isabel do Rio Negro (AM), distante 620 quilômetros de Manaus. O Hospital Irmã Edwiges Maria Sikorska, de Santa Isabel do Rio Negro já está operando com o novo link. Agora, o Amazonas conta agora com 39 pontos, em diferentes localidades e municípios, operando com a conectividade via fibra óptica fluvial. 

Segundo o diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), Lincoln Nunes, o Amazônia Conectada está presente em 11 municípios, localizados nas calhas dos rios Negro e Solimões.

“Hoje temos escolas, unidades hospitalares, delegacias, unidades do Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), entre outros pontos que fazem parte da gestão pública conectados nos municípios de Novo Airão, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Codajás, Anori, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba”, explicou Lincoln.

O analista de telecom da Prodam, Sávio Nascimento, explica que com a instalação da conexão, 100% fibra óptica, o Hospital Irmã Edwiges Maria Sikorska se habilita a ser uma das unidades ativas para o projeto de Telemedicina do governo do Estado, realizado em parceria com o Hospital Albert Einstein.

O Amazônia Conectada é um projeto interministerial do Governo Federal e tem por objetivo implantar fibra óptica nos leitos dos rios da Amazônia, além de trechos terrestres, para interligar cidades e comunidades, e estabelecer canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis.

Em julho de 2021, a Secretaria de Administração e Gestão (Sead), assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Exército Brasileiro para fortalecer o programa no Amazonas, em parceria com a Prodam.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022

UGPE abre licitação para reforma do Parque Senador Jefferson Peres

O parque Jefferson Peres é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e o critério de escolha será a empresa com proposta de menor valor.

18 de maio de 2022