fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Roteirista da Turma da Mônica, amazonense Romahs lança obra sobre felinos

Livro “Todos os meus gatos de volta” conta uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em culturas de outros povos.

23 de janeiro de 2022

Compartilhe

Obra vai ser lançada oficialmente no instagram do autor (Foto: Reprodução)

“Num fim de tarde chuvoso, o menino Bubba, um garoto simples, acima do peso, com TDAH e ansiedade, ouve miados num beco escuro. É uma gatinha abandonada, ele a adota. Logo a presença dela na sua casa irá jogá-lo vertiginosamente numa aventura muito perigosa, num universo mágico que o menino nunca sonhara adentrar”.

Romahs, que já tem 25 anos de carreira como cartunista e quadrinhista e há 10 anos escreve roteiros pra Turma da Mônica, teve a ideia de escrever a história de “Todos os meus gatos de volta” após conversar com seu filho Arthur sobre os gatos que já tinham passado pela família.

“Era início de 2018. Meu filho Arthur, então com 8 anos, entrou na cozinha com esse sentimento nostálgico e eu fiquei pensativo nisso. Ele tem um carinho especial por animais, costumava relembrar seus felinos, gato por gato, listando mentalmente todos os bichanos que nasceram das gatas que já tivera em casa. Percebi que tinha ali uma ótima ideia pra um roteiros de quadrinhos, um menino numa missão: reaver seus bichanos distantes e saber como estavam passando. Depois pensei melhor: Por que não um livro ilustrado?”, questiona.

Para começar a escrever o livro com propriedade, o autor resolveu pesquisar tudo sobre gatos na internet. Acabou que apareceu sites falando de felinos da mitologia de vários povos e culturas pelo mundo.

“Resolvi criar uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em culturas de outros povos, desde o tigre branco celestial dos chineses, Byakko até a deusa gata egípcia Bastet, passando por lendas irlandesas sobre velhas bruxas que viravam gatos”.

O Livro “Todos os meus gatos de volta” foi publicado com apoio do edital de cultura Conexões Culturais (2020) da Manaus Cult, apoiada pela lei federal de incentivo à cultura Aldir Blanc.

A obra vai ser lançada oficialmente no instagram do autor: @romahs_mascarenhas, às 19h do dia 27 de janeiro, quinta feira.

Além do site www.umlivro.com.br o livro logo estará disponível na banca do Largo de São Sebastião, na Feira da Eduardo Ribeiro (na barraca Don’t Panic) e em várias livrarias de Manaus.

Sobre o autor

Romahs é amazonense da cidade de Parintins. Artista visual premiado e quadrinhista com obra indicada a importantes prêmios literários e de arte gráfica como a graphic novel A Última Flecha indicada ao HQmix e o Prêmio ABERST de Literatura. 

Romahs também é roteirista, há 10 anos faz parte do grupo de roteiristas dos estúdios MSP (Maurício de Sousa Produções) escrevendo e fazendo layouts pros quadrinhos e desenhos animados da Turma da Mônica, além de ter atuado como roteirista e desenhista nas graphics novels Contos do Mato vol. 1 e Contos do Mato vol. 2, MAO 39° e MAO PIN Guari entre outras.

Há quase três décadas atua em Manaus, capital do Amazonas, como chargista e ilustrador de jornais, revistas e livros.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022