fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

‘Floresta em partituras’ traz obras clássicas de compositores amazonenses

Maestro Paulo Marinho irá lançar seu primeiro livro, intitulado 'Concerto Amazônico - A floresta em partituras', com composições musicais de amazonenses. Livro será digital.

9 de novembro de 2021

Compartilhe

Paulo Marinho é membro fundador da Academia Amazonense de Música (Foto: Divulgação)

O maestro Paulo Marinho irá lançar seu primeiro livro. Intitulado “Concerto Amazônico – A floresta em partituras”, a obra terá formato digital e terá uma coletânea de vinte canções de compositores eruditos e contemporâneos do Amazonas, que ganharão novos arranjos clássicos para serem executados por solistas, orquestra e coral e terá distribuição gratuita via internet.

Além dos arranjos e orquestração em partituras, ideia central do livro digital, a obra será́ ilustrada e enriquecida com fotos e relatos da história de vida e da carreira dos compositores, curiosidades a respeito das obras e do processo criativo, e contará com ilustrações feitas por grandes artistas plásticos amazonenses como: Moacir Andrade, Rui Machado e Rosemberg Prado.

Segundo o autor e maestro Paulo Marinho, o e-book representa um investimento precioso num processo fundamental de reconhecimento, ampliação da divulgação dos mestres da poesia e da música amazonense, como Nivaldo Santiago, Lindalva Cruz, Thiago de Mello, Lucinha Cabral, Pedro Amorim, Chico da Silva, Aldísio Filgueiras, Anibal Beça, Emerson Maia, Celdo Braga, Torrinho, Sidney Rezende, Armando de Paula, Adal, Mencius Melo, Ronaldo Barbosa, José Cardoso, Ariosto Braga, entre outros.

“É uma forma de preservação do trabalho de gerações de músicos e compositores, num importante legado que salvaguarda a memória e a música produzida no Amazonas”, destaca Marinho.

Lançamento

O e-book ‘Concerto Amazônico – A floresta em partituras’, será lançado na primeira quinzena de dezembro. Na ocasião, será divulgado o site e mais detalhes do projeto digital.

“Estamos planejando a montagem e lançamento do Concerto no primeiro semestre de 2022, onde a população poderá assistir a Amazonas Filarmônica executando as poesias amazonense em formato erudito, num espetáculo único de um projeto que promete propagar o melhor de nossa cultura para o mundo”, revela Paulo Marinho.

Projeto ganhará site exclusivo

Com o e-book, também será lançado um site oficial e exclusivo do projeto com a disponibilidade do livro em PDF, partituras dos instrumentos e vocais também neste formato, os arquivos originais em formato editável, em Sibelius, tudo para que outras orquestras possam, a partir do arranjo original fazer suas adaptações adequando à sua realidade, da pequena à grande orquestra, uma vez que nem todas terão a estrutura dos naipes para reproduzir os arranjos propostos no livro.

“Com esses recursos e facilitadores espero contribuir com a difusão da arte musical amazonense e que pessoas no Brasil e no mundo, estudantes de música, grupos musicais, orquestra e corais de qualquer formação possam conhecer e tocar a música amazônica, É com esse espírito que o Concerto Amazônico almeja chegar a todos os cantos”, frisa o maestro.

Obras executadas em ensaio

As 20 obras que integram a obra ‘Concerto Amazônico – A floresta em partituras’ serão executadas em um ensaio técnico no próximo dia 12 de novembro, de 10h às 12h, no Teatro Amazonas. Segundo Paulo Marinho, a ação dará garantia técnica real ao projeto.

O objetivo deste ensaio é fazer uma verificação prática dos arranjos e partituras que serão disponibilizados ao público. Esta ação de execução das músicas será limitada apenas aos integrantes da Amazonas Filarmônica, arranjadores e contará com a participação de: Sofia Amoedo, Fabiano Neves, Josenor Rocha, Sofia Amoedo, Matheus Fugita, Adonnay Júnior no violão e Tércio Macambira na percussão popular.

Por se tratar de um ensaio técnico, não será aberto ao público.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021