fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Rios estão baixando e perigo de acidente com animais peçonhentos aumenta

A FVS-RCP destaca que nos próximos meses é comum que estes animais retornem ao habitat natural, apresentando riscos de acidente, principalmente aos ribeirinhos.

22 de julho de 2021

Compartilhe

As serpentes representam a maioria dos casos, com 1.271 acidentes notificados (Foto: Divulgação)

Com a chegada do período das vazantes dos rios no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta para o perigo de novos ataques por animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, que estão entre os animais envolvidos na maioria dos registros no Estado. As serpentes representam a maioria dos casos, com 1.271 acidentes notificados, seguido por escorpiões (285), aranhas (135), abelhas (21) e lagartas (15).

De janeiro a junho deste ano, segundo o último balanço consolidado pela Fundação, foram registrados 1.788 casos de acidentes por animais peçonhentos no Amazonas. No primeiro semestre de 2020, o Estado recebeu notificações de 1.824, representando uma redução de 1,97%, quando se compara os dois períodos.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, enfatiza que a população necessita reforçar os cuidados nos próximos meses.

“Quando o nível do rio desce, esses animais retornam para o habitat natural, apresentando risco de acidentes, principalmente, para população ribeirinha”, reforça Cristiano.

Prevenção

As principais maneiras de evitar acidentes com animais peçonhentos durante a vazante dos rios são: utilizar botas, luvas ou sacos plásticos durante a limpeza da casa; retirar lixo e entulho das residências, em que animais podem estar escondidos; cuidado com buracos e tocas; onde serpentes possam estar escondidas; e caso avistar um destes animais, acionar o corpo de bombeiros; evitar ratos e baratas, que podem atrair cobras e escorpiões.  

E se eu for atacado?

A gerente de Zoonoses (GZ) da FVS-RCP, Ana Cristina Campos, orienta que em caso de ataque por animais peçonhentos, é necessário procurar ajuda médica.

“Orientamos a pessoa a proteger a área atacada, lavando com água e sabão e procurar atendimento hospitalar, o mais rápido possível, para evitar agravamento do quadro”, ressalta.

Ranking por Municípios

Os municípios que mais registraram casos de acidentes por animais peçonhentos no primeiro semestre de 2021 foram: Manaus (214), Parintins (118), Itacoatiara (105), Maués (81), Rio Preto da Eva (74), São Gabriel da Cachoeira (56), Barreirinha (53), Apuí (52), Borba (43) e Atalaia do Norte (40).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021