fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Compartilhe

Participantes da Residência Artística ArteNaMata, realizada na Comunidade N. S. do Livramento

Os trabalhos produzidos durante da Residência Artística – ArteNaMata, realizada ao longo de quatro finais de semana no espaço cultural do mesmo nome, localizado na Comunidade Nossa Senhora do Livramento – área rural de Manaus – serão expostos neste domingo (18), a partir das 9h no espaço social da comunidade.

Serão apresentados os trabalhos dos residentes Emily Matute e Bianca Barbosa, alunas de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); da aluna de Teatro da UEA, Jackeline Monteiro; Maria Tereza e do fotógrafo Alonso Jr. , estudante de Ciências Sociais da Ufam.

A exposição é aberta ao público em geral. Para chegar ao Livramento, basta pegar um dos barcos da Cooperativa dos Profissionais de Trasporte Fluvial da Marina do Davi – (Acamdaf). A passagem custa R$ 9,00 para ir e o mesmo valor para voltar. A comunidade dispõe de pequenos restaurantes que servem almoço – normalmente peixe – a preço acessível.

Todos os trabalhos em exposição (fotografia, pintura em carvão, pintura em tela, fotografias e performance teatral) tiveram como inspiração a comunidade do Livramento e foram pensados e produzidos ao longo da residência, com duração de quatro finais de semana.

O projeto da residência foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir BlancPrêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura. É uma realização da Dabacuri Projetos e Produções com apoio da ArteNaMata Cultural e da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísiticos (Apoiar).

Novas referências

De acordo com o artista visual Zeca Nazaré, idealizador e coordenador da Residência, o projeto possibilitou novas referências aos jovens artistas estimulando a pesquisa e a experimentação dentro da perspectiva de criações in situ, inserindo-os no território rural da cidade e possibilitando modos relacionais diferentes do processo artístico habitual, tendo como cenário, o modo de vida, os saberes e fazeres dos seus habitantes, a fauna e a flora da área rural.

A programação da Residência contou com momentos alternados de vivência, visitas de campo, trocas de conhecimento e momentos coletivos e individuais de livre produção e processo artístico.

A Residência ofereceu aos participantes alimentação, hospedagem, material de trabalho e uma bolsa com forma de ajuda de custo.

Artistas locais

Os residentes conheceram um pouco da área ribeirinha da comunidade acompanhada do s. Sérgio, um especialistas em plantas e ervas da floresta e do artista parintinense Luiz Salgado, que há mais de dez anos mora no Livramento. Luiz levou os residentes para um reconhecimento de “voadeira” pelos furos e igarapés e para uma visita ao Museu do Seringal, próximo à comunidade.

Também tiveram a oportunidade de conhecer Antônio Sodré, músico e artesão que produz flautas indígenas a partir de material colhido na própria floresta e que fez uma apresentação especial no ArteNaMata Cultural, numa noite de confraternização.

Troca de experiências

Durante a Residência Artística os participantes participaram de bata-papos com artistas mais experientes, como o professor titular  da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  Paulo Simonetti, sobre História da Arte; o artista plástico peruano, Roberto Suarez, licenciado pela Universidad de Iquitos (Peru) e doutorando da Unicamp que trouxe um olhar da arte pan americana  e com a curadora Virna Lisi, trazendo uma reflexão sobre “O artista x Mercado”.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021