fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Compartilhe

Participantes da Residência Artística ArteNaMata, realizada na Comunidade N. S. do Livramento

Os trabalhos produzidos durante da Residência Artística – ArteNaMata, realizada ao longo de quatro finais de semana no espaço cultural do mesmo nome, localizado na Comunidade Nossa Senhora do Livramento – área rural de Manaus – serão expostos neste domingo (18), a partir das 9h no espaço social da comunidade.

Serão apresentados os trabalhos dos residentes Emily Matute e Bianca Barbosa, alunas de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); da aluna de Teatro da UEA, Jackeline Monteiro; Maria Tereza e do fotógrafo Alonso Jr. , estudante de Ciências Sociais da Ufam.

A exposição é aberta ao público em geral. Para chegar ao Livramento, basta pegar um dos barcos da Cooperativa dos Profissionais de Trasporte Fluvial da Marina do Davi – (Acamdaf). A passagem custa R$ 9,00 para ir e o mesmo valor para voltar. A comunidade dispõe de pequenos restaurantes que servem almoço – normalmente peixe – a preço acessível.

Todos os trabalhos em exposição (fotografia, pintura em carvão, pintura em tela, fotografias e performance teatral) tiveram como inspiração a comunidade do Livramento e foram pensados e produzidos ao longo da residência, com duração de quatro finais de semana.

O projeto da residência foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir BlancPrêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura. É uma realização da Dabacuri Projetos e Produções com apoio da ArteNaMata Cultural e da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísiticos (Apoiar).

Novas referências

De acordo com o artista visual Zeca Nazaré, idealizador e coordenador da Residência, o projeto possibilitou novas referências aos jovens artistas estimulando a pesquisa e a experimentação dentro da perspectiva de criações in situ, inserindo-os no território rural da cidade e possibilitando modos relacionais diferentes do processo artístico habitual, tendo como cenário, o modo de vida, os saberes e fazeres dos seus habitantes, a fauna e a flora da área rural.

A programação da Residência contou com momentos alternados de vivência, visitas de campo, trocas de conhecimento e momentos coletivos e individuais de livre produção e processo artístico.

A Residência ofereceu aos participantes alimentação, hospedagem, material de trabalho e uma bolsa com forma de ajuda de custo.

Artistas locais

Os residentes conheceram um pouco da área ribeirinha da comunidade acompanhada do s. Sérgio, um especialistas em plantas e ervas da floresta e do artista parintinense Luiz Salgado, que há mais de dez anos mora no Livramento. Luiz levou os residentes para um reconhecimento de “voadeira” pelos furos e igarapés e para uma visita ao Museu do Seringal, próximo à comunidade.

Também tiveram a oportunidade de conhecer Antônio Sodré, músico e artesão que produz flautas indígenas a partir de material colhido na própria floresta e que fez uma apresentação especial no ArteNaMata Cultural, numa noite de confraternização.

Troca de experiências

Durante a Residência Artística os participantes participaram de bata-papos com artistas mais experientes, como o professor titular  da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  Paulo Simonetti, sobre História da Arte; o artista plástico peruano, Roberto Suarez, licenciado pela Universidad de Iquitos (Peru) e doutorando da Unicamp que trouxe um olhar da arte pan americana  e com a curadora Virna Lisi, trazendo uma reflexão sobre “O artista x Mercado”.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021