fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Compartilhe

Participantes da Residência Artística ArteNaMata, realizada na Comunidade N. S. do Livramento

Os trabalhos produzidos durante da Residência Artística – ArteNaMata, realizada ao longo de quatro finais de semana no espaço cultural do mesmo nome, localizado na Comunidade Nossa Senhora do Livramento – área rural de Manaus – serão expostos neste domingo (18), a partir das 9h no espaço social da comunidade.

Serão apresentados os trabalhos dos residentes Emily Matute e Bianca Barbosa, alunas de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); da aluna de Teatro da UEA, Jackeline Monteiro; Maria Tereza e do fotógrafo Alonso Jr. , estudante de Ciências Sociais da Ufam.

A exposição é aberta ao público em geral. Para chegar ao Livramento, basta pegar um dos barcos da Cooperativa dos Profissionais de Trasporte Fluvial da Marina do Davi – (Acamdaf). A passagem custa R$ 9,00 para ir e o mesmo valor para voltar. A comunidade dispõe de pequenos restaurantes que servem almoço – normalmente peixe – a preço acessível.

Todos os trabalhos em exposição (fotografia, pintura em carvão, pintura em tela, fotografias e performance teatral) tiveram como inspiração a comunidade do Livramento e foram pensados e produzidos ao longo da residência, com duração de quatro finais de semana.

O projeto da residência foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir BlancPrêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura. É uma realização da Dabacuri Projetos e Produções com apoio da ArteNaMata Cultural e da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísiticos (Apoiar).

Novas referências

De acordo com o artista visual Zeca Nazaré, idealizador e coordenador da Residência, o projeto possibilitou novas referências aos jovens artistas estimulando a pesquisa e a experimentação dentro da perspectiva de criações in situ, inserindo-os no território rural da cidade e possibilitando modos relacionais diferentes do processo artístico habitual, tendo como cenário, o modo de vida, os saberes e fazeres dos seus habitantes, a fauna e a flora da área rural.

A programação da Residência contou com momentos alternados de vivência, visitas de campo, trocas de conhecimento e momentos coletivos e individuais de livre produção e processo artístico.

A Residência ofereceu aos participantes alimentação, hospedagem, material de trabalho e uma bolsa com forma de ajuda de custo.

Artistas locais

Os residentes conheceram um pouco da área ribeirinha da comunidade acompanhada do s. Sérgio, um especialistas em plantas e ervas da floresta e do artista parintinense Luiz Salgado, que há mais de dez anos mora no Livramento. Luiz levou os residentes para um reconhecimento de “voadeira” pelos furos e igarapés e para uma visita ao Museu do Seringal, próximo à comunidade.

Também tiveram a oportunidade de conhecer Antônio Sodré, músico e artesão que produz flautas indígenas a partir de material colhido na própria floresta e que fez uma apresentação especial no ArteNaMata Cultural, numa noite de confraternização.

Troca de experiências

Durante a Residência Artística os participantes participaram de bata-papos com artistas mais experientes, como o professor titular  da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  Paulo Simonetti, sobre História da Arte; o artista plástico peruano, Roberto Suarez, licenciado pela Universidad de Iquitos (Peru) e doutorando da Unicamp que trouxe um olhar da arte pan americana  e com a curadora Virna Lisi, trazendo uma reflexão sobre “O artista x Mercado”.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021