O edital do Prêmio Zezinho Corrêa prevê premiação para os contemplados em oito categorias que vão do Circo ao Teatro e Dança.
Homenagem a Zezinho Corrêa acontece pouco mais de um mês de sua morte (Foto: Semcom)
O novo edital de fomento à cultura da Prefeitura de Manaus homenageará o artista amazonense Zezinho Corrêa, que morreu no dia 6 de fevereiro, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
A homenagem, proposta pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), ainda será oficializada aos familiares do cantor. O edital deverá ser lançado na primeira quinzena do mês de março e estará dividido em nove categorias, sendo o primeiro de fomento a projetos artístico-culturais lançado pela gestão do prefeito David Almeida.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a Diretoria de Cultura está trabalhando na elaboração do certame. O número de projetos que serão contemplados e o valor dos prêmios, bem como o regulamento completo do edital, ainda serão definidos.
“Nossos esforços são para que esse edital seja lançado nas primeiras semanas de março. Temos um orçamento que sofreu impacto diante de todo esse cenário, mas que já está garantido para a aplicação desse edital. Vamos lançá-lo o mais breve possível, seguir todo o processo burocrático que requer, ao menos 45 dias, de modo que no fim de abril e início de maio, já possamos estar premiando os artistas contemplados”, explicou Alonso.
As categorias que integrarão o Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021 são: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Hip-Hop, Literatura, Manifestações Culturais, Teatro e Música.
A realização dos editais é prevista pelo Sistema Municipal de Fomento à Cultura (Siscult), instituído pela lei nº 2.214, de 4 de abril de 2017, e regulamentado em abril de 2018. O Siscult garante o fomento a projetos artísticos dos trabalhadores da cultura, via modelo de editais.
Leia mais: