fbpx

terça, 09 de agosto de 2022

Registro de novos casos de tuberculose teve aumento de 12% no AM, em 2021

Intensificação de diagnóstico ampliou o registro de casos de tuberculose no Amazonas, no ano passado, somando 3,2 mil ocorrências da doença pela FVS-RCP.

5 de março de 2022

Compartilhe

O cenário de tuberculose no Amazonas é monitorado pela FVS-RCP (Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP)

A partir da intensificação do diagnóstico da doença realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e secretarias municipais de saúde, o registro de novos casos de tuberculose no Amazonas teve aumento de 12%, no comparativo entre os casos novos registrados em 2021 (3.209) e 2020 (2.853).

O cenário epidemiológico da doença no Estado é monitorado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT).

Os dados de 2021 destacam recuperação da detecção de casos novos da doença, após o ano de 2020 em que as pessoas intensificaram o isolamento social, como medida preventiva à Covid-19, reduzindo a busca pelo diagnóstico da tuberculose nos serviços de saúde.

“Além da pandemia de Covid-19, que impactou na detecção de novos casos, os indicadores apontam também a recuperação das atividades de busca ativa pelas equipes de saúde, que têm total apoio e suporte do Governo do Amazonas”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Com o avanço da identificação de casos novos, um indicador que preocupa é a proporção de casos de abandono do tratamento para a doença, tendo aumentado de 15,4% em 2020 para 16,3% em 2021.

“É preciso intensificar o monitoramento da tuberculose, incluindo a importância da continuidade do tratamento. A ampliação da detecção de casos novos é outro desafio dos programas de combate à tuberculose municipais, a partir das ações de controle da doença, mesmo com a pandemia de Covid-19 ainda em curso”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

O coordenador do Programa de Controle da Tuberculose (PECT), Jair Pinheiro, destaca que, além das atividades de intensificação da detecção de casos da doença, a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) nos municípios será ação prioritária em 2022.

Segundo Jair, já foram identificados os municípios e serviços prioritários para implantação da Prova Tuberculínica e do Interferon Gamma Release Assay (Igra), que são os dois testes utilizados para o diagnóstico da ILTB.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos e sistemas. É transmitida pelo bacilo de Koch.

O tratamento da ILTB e a vacina BCG são importantes formas de prevenção e combate à doença. A vacina BCG está disponível gratuitamente no Serviço Único de Saúde (SUS). Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O imunizante protege contra as formas mais graves da doença.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

Livro lançado pela Prefeitura é destaque em Festival de Quadrinhos em BH

Livro sobre o chargista Miranda lançado pela Prefeitura de Manaus acompanha obras da Região Norte no FIQ 2022, em Belo Horizonte.

7 de agosto de 2022