fbpx

terça, 09 de agosto de 2022

‘Desafio para todos os tempos’ é tema de campanha contra tuberculose

A campanha busca sensibilizar a população com informações sobre a situação epidemiológica da tuberculose no Amazonas a partir do dia 22.

12 de março de 2021

Compartilhe

Campanha "Desafio de Todos os Tempos" leva informações à população (Foto: Divulgação/FVS AM)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lança, de 22 a 26 de março, a campanha virtual “Um desafio para todos os tempos’’. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado anualmente no dia 24 de março, e coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT/FVS).

A campanha busca sensibilizar a população por meio de informações sobre a situação epidemiológica da doença no Amazonas. A atividade também orienta sobre os principais desafios e consequências do enfrentamento à doença em meio à pandemia de Covid-19.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a doença é a principal causa de morte entre os pacientes com HIV e os que possuem infecção pela doença relacionada à resistência antimicrobiana, que ocorre quando o tratamento para a doença é interrompido.

Programação da campanha

Devido ao cenário atual, as atividades da campanha serão realizadas de modo virtual. Entre esta quarta-feira (10) e sexta (12), a FVS está produzindo vídeos para o lançamento do curso de Educação a Distância (EAD) para tuberculose, previsto para o dia 24 de março. Os conteúdos serão disponibilizados na plataforma EAD da instituição.

O curso abordará as seguintes temáticas:

“Os Aspectos Gerais da Tuberculose”, com Marlucia Garrido (PECT/FVS-AM);

“Sinais e Sintomas”, ministrado por Daniel Sacramento (NTB/Semsa Manaus);

“Diagnóstico da Tuberculose”, com Irineide Antunes (Policlínica Cardoso Fontes/SES-AM); “Diagnóstico Laboratorial”, ministrado pela Etelvina Zaranza (Lacen/FVS-AM/Semsa); “Tratamento da Tuberculose”, com Joycenea Matsuda (Policlínica Cardoso Fontes/SES-AM); e “Importância da Sociedade Civil no controle da Tuberculose”, ministrado por Euclides José (Comitê Estadual de Tuberculose).

Cenário da tuberculose

Em 2020, o Amazonas apresentou 2.872 casos notificados de tuberculose. Deste total, 2.088 são em Manaus (72,70%) e os demais 784 (27,30%) no interior do estado. De janeiro a fevereiro de 2021, foram registrados 266 casos no estado, sendo 185 notificações em Manaus. Esses dados são monitorados pelo PECT/FVS-AM.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

Livro lançado pela Prefeitura é destaque em Festival de Quadrinhos em BH

Livro sobre o chargista Miranda lançado pela Prefeitura de Manaus acompanha obras da Região Norte no FIQ 2022, em Belo Horizonte.

7 de agosto de 2022