fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Compartilhe

Balsa de garimpo no rio Madeira, no Amazonas (Foto: Caio Fonseca/RealTime1)

O RealTime vai mostrar, na próxima segunda-feira (5), a situação atual dos garimpeiros no rio Madeira. O grupo foi alvo de uma ação da Polícia Federal (PF), com apoio das Forças Armadas e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que resultou na destruicão de mais de 130 balsas de garimpo.

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região, conversou com os garimpeiros e as famílias que vivem na região.

Ele percorreu o rio Madeira no trajeto dos municípios de Borba e Autazes e constatou que 50 balsas de garimpeiros, que não foram queimadas e nem destruídas, estão refugiadas em frente à cidade de Borba.

Os garimpeiros foram alvo de denúncias nas redes sociais e de pressão de ambientalistas na mídia por conta da atividade ilegal, que estaria gerando impacto ambiental na localidade, onde está situado o município de Autazes.

As balsas dos garimpeiros estavam concentradas em frente à comunidade do Rosarinho, quando foram alvo da ação da PF com as Forças Armadas no final do mês de novembro deste ano. Na ocasião, eram aproximadamente 200 balsas.

A atividade, embora seja considerada ilegal pelos órgãos ambientais e de defesa da Amazônia, contribui para a economia da região, conforme declararam autoridades locais ao RealTime1.

A reportagem especial, feita pelo jornalista Caio Fonseca e o cinegrafista Cleber Maia, vai ao ar na próxima segunda-feira (6), a partir das 11h30, nas redes sociais do RealTime1. Não perca!

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Decisão foi unânime. Esquema vacinal é o mesmo recomendado para adultos: duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. Agência vetou dose para menores imunossuprimidos.

20 de janeiro de 2022

Técnicos da Anvisa recomendam CoronaVac na faixa de 6 a 17 anos

A aprovação ou não do imunizante para esta faixa ainda depende da votação da Diretoria Colegiada da Agência de Saúde, que ainda está em andamento.

20 de janeiro de 2022

Santa Isabel do Rio Negro vira ponto do programa Amazônia Conectada

Hospital de Santa Isabel do Rio Negro (AM) é o mais novo ponto do programa federal Amazônia Conectada e deve fazer uso de telemedicina com internet por fibra óptica fluvial.

20 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas e espaços culturais têm novos horários de funcionamento

Fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

20 de janeiro de 2022

Predominância da variante Ômicron é de 93% em casos de Covid-19 no AM

Os novos casos detectados de Covid-19, pela Ômicron, não são de passageiros desembarcados em Manaus, vindos de regiões com transmissão comunitária da variante.

20 de janeiro de 2022

Com 7,5 mil novos casos, AM registra 29,1 mil casos de Covi-19 em dez dias

No dia 10 de janeiro deste ano, o Estado registrava 229 novos casos. Agora, são 7.505 novos casos da Covid-19 identificados nas últimas horas.

19 de janeiro de 2022

Centros de Testagem lotados podem aumentar riscos de contaminação

O Amazonas registrou quase 5 mil novos casos de Covid-19 na última terça-feira e o número pode aumentar com dois centros de testagem em funcionamento em Manaus.

19 de janeiro de 2022

Deficientes visuais trilham caminho da massoterapia, em Manaus

Turma do Senac AM, formada por 11 deficientes visuais, aprendeu técnicas como drenagem linfática, massagem relaxante, massagem terapêutica e massagem voltada para o atleta.

19 de janeiro de 2022