fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Prosamin+: Governo conclui primeira fase de certificação de imóveis na Sharp

Os proprietários dos imóveis cadastrados em 2020 receberam o documento que será utilizado no seu processo de reassentamento para famílias contempladas pelo Prosamin+.

22 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

O Governo do Amazonas concluiu a primeira fase da certificação dos imóveis cadastrados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital, etapa importante para o plano de reassentamento das famílias. De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que gerencia o programa, entre o dia 6 de dezembro e ontem (20/12), foram certificados 583 imóveis na área.

Nessa etapa, os proprietários dos imóveis cadastrados em 2020 recebem o documento que será utilizado no seu processo de reassentamento, junto à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab).  “O Prosamin+ trabalha com soluções de reposição de moradia que vão desde apartamentos construídos pelo programa a indenizações, bônus ou auxílio moradia, definidos a partir do perfil do imóvel e da família cadastrados e identificados previamente pela UGPE e depois analisados pela Suhab”, destacou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

Segundo ele, as equipes da UGPE trabalham com celeridade na área.  “É uma determinação do governador Wilson Lima que atuemos na maior celeridade possível, visando reassentar essas famílias de áreas de risco e sujeitas às alagações”, afirmou Campêlo.

A primeira fase da certificação na Comunidade da Sharp inseriu os imóveis sob a área de intervenção das frentes quatro e cinco de obras. A comunidade será a maior área de reassentamento do programa, com 2.123 imóveis previstos para serem reassentados. São moradias localizadas em áreas de risco sujeitas a alagações ou dentro da envoltória de intervenção de obras.

A moradora Deise Lima, que reside na área há 18 anos e que foi contemplada nesta primeira fase, ressalta que receber a certificação é um alívio para as famílias que convivem com alagação há muito tempo. “Esperamos há bastante tempo por isso. Não só eu, que aguardo há 18 anos, como tem pessoas que esperam há mais tempo. O sentimento, neste momento, é de felicidade”, afirmou a moradora.

Vando Gomes Falcão, que também reside na comunidade da Sharp há 18 anos, afirmou que o seu sentimento é de esperança, pois já havia sido cadastrado em programas de governos passados, que não deram certo. “Nossa esperança é que em 2022 estejamos em um lugar melhor”, frisou.

Com investimento de aproximadamente R$ 542 milhões, o Prosamin+ vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes. Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, nas zonas sul e leste, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Sobre a UGPE 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

A UGPE executa os projetos de implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+). Com as obras do Prosamin+, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022