fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Prosamin+: Governo conclui primeira fase de certificação de imóveis na Sharp

Os proprietários dos imóveis cadastrados em 2020 receberam o documento que será utilizado no seu processo de reassentamento para famílias contempladas pelo Prosamin+.

22 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

O Governo do Amazonas concluiu a primeira fase da certificação dos imóveis cadastrados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital, etapa importante para o plano de reassentamento das famílias. De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que gerencia o programa, entre o dia 6 de dezembro e ontem (20/12), foram certificados 583 imóveis na área.

Nessa etapa, os proprietários dos imóveis cadastrados em 2020 recebem o documento que será utilizado no seu processo de reassentamento, junto à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab).  “O Prosamin+ trabalha com soluções de reposição de moradia que vão desde apartamentos construídos pelo programa a indenizações, bônus ou auxílio moradia, definidos a partir do perfil do imóvel e da família cadastrados e identificados previamente pela UGPE e depois analisados pela Suhab”, destacou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

Segundo ele, as equipes da UGPE trabalham com celeridade na área.  “É uma determinação do governador Wilson Lima que atuemos na maior celeridade possível, visando reassentar essas famílias de áreas de risco e sujeitas às alagações”, afirmou Campêlo.

A primeira fase da certificação na Comunidade da Sharp inseriu os imóveis sob a área de intervenção das frentes quatro e cinco de obras. A comunidade será a maior área de reassentamento do programa, com 2.123 imóveis previstos para serem reassentados. São moradias localizadas em áreas de risco sujeitas a alagações ou dentro da envoltória de intervenção de obras.

A moradora Deise Lima, que reside na área há 18 anos e que foi contemplada nesta primeira fase, ressalta que receber a certificação é um alívio para as famílias que convivem com alagação há muito tempo. “Esperamos há bastante tempo por isso. Não só eu, que aguardo há 18 anos, como tem pessoas que esperam há mais tempo. O sentimento, neste momento, é de felicidade”, afirmou a moradora.

Vando Gomes Falcão, que também reside na comunidade da Sharp há 18 anos, afirmou que o seu sentimento é de esperança, pois já havia sido cadastrado em programas de governos passados, que não deram certo. “Nossa esperança é que em 2022 estejamos em um lugar melhor”, frisou.

Com investimento de aproximadamente R$ 542 milhões, o Prosamin+ vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes. Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, nas zonas sul e leste, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Sobre a UGPE 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

A UGPE executa os projetos de implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+). Com as obras do Prosamin+, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

5 de fevereiro: bateria e feijoada para alavancar números da vacinação

Estratégia da campanha 'Pra sambar tem que vacinar', lançada hoje pelo Governo do Amazonas, vai levar as vacinas para a quadra de 8 escolas de samba do Grupo Especial.

28 de janeiro de 2022

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022

Exigência do passaporte vacinal divide opinião do público em Manaus

A média móvel de casos de covid por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias no AM.

28 de janeiro de 2022