fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Compartilhe

Marcellus Campêlo (Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas reuniu, na última sexta-feira (3), com moradores da Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, para orientá-los sobre o início do processo de certificação dos imóveis que serão reassentados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A entrega dos certificados começa na próxima segunda-feira (6), aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

A reunião foi na Escola Estadual Manoel Rodrigues de Souza, com o Grupo de Apoio Local (GAL), formado por lideranças encarregadas de serem os multiplicadores das informações junto à comunidade. O evento contou com a presença do coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, e da equipe social do programa.

O Prosamin+, segundo Marcellus Campêlo, tem como um dos seus pilares o diálogo e a construção dos seus projetos junto à comunidade. “Por isso, as reuniões com o GAL são tão importantes, pois seus membros prezam pelo interesse coletivo e atuam na disseminação de informações e facilitação da comunicação entre governo e a população”, disse Campêlo.

O grupo recebeu todas as informações e tirou dúvidas sobre a dinâmica a ser adotada no processo de reassentamento e construção das obras, bem como orientação sobre a documentação necessária para a abertura dos processos junto à Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), durante o qual será definida a solução de reposição de moradia para cada morador cadastrado pelo programa.

As soluções de reposição de moradia são apartamentos construídos pelo programa, indenizações, bônus moradia e auxílio moradia definidos conforme o perfil do imóvel cadastrado e da família, identificados previamente pelas equipes do social e depois analisados pela Suhab.

Compromisso

Celso Roberto Ventura, membro do GAL da Sharp, elogiou a dinâmica utilizada pela UGPE nas reuniões com o grupo. Segundo ele, a transparência ajuda a estreitar o diálogo entre o governo e a comunidade e demonstra seriedade, profissionalismo e compromisso.

“Nossas expectativas são as melhores possíveis, pois vem a confirmar o compromisso do Governo do Estado com a Comunidade da Sharp no cumprimento do cronograma. Ficamos satisfeitos em saber que mais uma etapa está avançando e que o processo de reassentamento está chegando”, disse

Nova fase

A comunidade da Sharp será a maior área de intervenção da nova fase do Prosamin+ e onde haverá o maior número de reassentados, um total de 2.123 imóveis cadastrados. A desapropriação será feita de forma linear, dividida em 19 frentes, cujos imóveis serão retirados conforme o avançar das obras. Os primeiros reassentados serão 427 imóveis das frentes 4 e 5, com 282 e 140 unidades respectivamente.

O novo Prosamin+ tem recursos de aproximadamente R$ 542 milhões resultantes de financiamento do BID e contrapartida do Estado. O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Sobre a UGPE 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

A UGPE executa os projetos de implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+). Com as obras do Prosamin+, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Decisão foi unânime. Esquema vacinal é o mesmo recomendado para adultos: duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. Agência vetou dose para menores imunossuprimidos.

20 de janeiro de 2022

Técnicos da Anvisa recomendam CoronaVac na faixa de 6 a 17 anos

A aprovação ou não do imunizante para esta faixa ainda depende da votação da Diretoria Colegiada da Agência de Saúde, que ainda está em andamento.

20 de janeiro de 2022

Santa Isabel do Rio Negro vira ponto do programa Amazônia Conectada

Hospital de Santa Isabel do Rio Negro (AM) é o mais novo ponto do programa federal Amazônia Conectada e deve fazer uso de telemedicina com internet por fibra óptica fluvial.

20 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas e espaços culturais têm novos horários de funcionamento

Fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

20 de janeiro de 2022

Predominância da variante Ômicron é de 93% em casos de Covid-19 no AM

Os novos casos detectados de Covid-19, pela Ômicron, não são de passageiros desembarcados em Manaus, vindos de regiões com transmissão comunitária da variante.

20 de janeiro de 2022

Com 7,5 mil novos casos, AM registra 29,1 mil casos de Covi-19 em dez dias

No dia 10 de janeiro deste ano, o Estado registrava 229 novos casos. Agora, são 7.505 novos casos da Covid-19 identificados nas últimas horas.

19 de janeiro de 2022

Centros de Testagem lotados podem aumentar riscos de contaminação

O Amazonas registrou quase 5 mil novos casos de Covid-19 na última terça-feira e o número pode aumentar com dois centros de testagem em funcionamento em Manaus.

19 de janeiro de 2022

Deficientes visuais trilham caminho da massoterapia, em Manaus

Turma do Senac AM, formada por 11 deficientes visuais, aprendeu técnicas como drenagem linfática, massagem relaxante, massagem terapêutica e massagem voltada para o atleta.

19 de janeiro de 2022