fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

Validade dos laudos técnicos das empresas do PIM prorrogada novamente

Os novos requerimentos, com base neste novo decreto, no entanto, poderão ser protocolizados até o dia 15 de novembro de 2020, impreterivelmente.

17 de setembro de 2020

Compartilhe

O Governo considerou que os riscos à saúde pública por conta da Covid-19 ainda persistem (Foto: Divulgação)

A vigência dos Laudos Técnicos de Inspeção das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) foi prorrogada, mais uma vez, agora até 31 de dezembro de 2020.

O Decreto nº 42.750 do Governo do Estado também autorizou a emissão do Laudos Técnicos sem a realização de inspeção in loco, mas isso desde que a empresa comprove as operações por meio de registro fotográfico.

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) alertou, porém, que a prorrogação da vigência dos laudos não é automática.

Os novos requerimentos com base neste novo decreto poderão ser protocolizados até o dia 15 de novembro de 2020, para que seja concluída a análise por parte do corpo técnico da secretaria.

As empresas que já tiveram seus requerimentos deferidos, com base nos Decretos nº 42.084, de abril de 2020, e 42.167, de 7 de abril de 2020, estão dispensadas de apresentar novo requerimento.

O novo decreto de 11 de setembro de 2020, na prática, reafirma as disposições dos dois decretos editados anteriormente.

Os Laudos Técnicos de Inspeção são emitidos depois que as equipes do Departamento de Incentivos Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizam vistorias nas empresas.

As vistorias são para verificar o cumprimento das normas estabelecidas para a concessão dos benefícios fiscais definidos nos respectivos projetos aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam).

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jório Veiga, o governo espera estabelecer condições para minimizar o impacto sobre o setor industrial decorrente da retração da atividade econômica.

E, consequentemente, diminuir a queda na arrecadação de receitas ao Tesouro estadual. “Ao mesmo tempo queremos garantir a segurança dos servidores que realizam as fiscalizações presenciais.”, disse.

Segurança jurídica

Além de resguardar a segurança jurídica para que as indústrias mantenham suas atividades, as medidas adotadas pelo Governo levaram em consideração a situação de emergência na saúde pública e a necessidade de atender as medidas de prevenção para os servidores que atuam na inspeção, no ambiente de trabalho.

O primeiro decreto do Governo prorrogando o prazo de vigência do Laudo Técnico de Inspeção, de nº 42.084, foi editado no dia 18 de março de 2020  e estendeu o prazo até 30 de junho deste ano.

Nas justificativas para a edição do novo decreto, em 11 de setembro de 2020, o Governo considerou que os riscos à saúde pública por conta da Covid-19 ainda persistem, e que o prazo exíguo para inspeção e emissão de grande número de Laudos Técnicos de Inspeção a serem expedidos.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022