fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Presos ‘sufocam’ sistema prisional do AM: superlotação passa de 200%

Nos presídios do Amazonas, são 11.047 presos para 3.610 vagas. Enquanto outros 2.580 presos seguem à espera de julgamento na Justiça.

30 de novembro de 2021

Compartilhe

De acordo com a Polícia Civil (PC), 1.033 detentos cumprem penas em delegacias do interior (Foto: Divulgação/MNPCT)

O Amazonas apresenta um índice de superlotação de 206% nas 17 unidades prisionais. Em todo o estado, são 3.610 vagas para 11.047 presos.

Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), há no Amazonas 5.252 presidiários cumprindo pena em regime fechado e 5.795 em regime semiaberto. Estes, também conforme a Seap, são monitorados por meio de tornozeleira eletrônica.

Em comparação com 2020, quando a população carcerária era de 8.850, o número cresceu 25% até setembro deste ano.

A Polícia Civil (PC) informou que há 1.033 detentos cumprem penas em delegacias do interior do Estado. No entanto, a mesma PC destaca que, na capital, não há nenhum preso sob custódia.

Até setembro, 2.580 presos provisórios aguardavam julgamento da Justiça para saber se permaneceriam presos. Durante todo o ano de 2020, foram mais de 2,8 mil presos nesta situação.

Violação aos direitos humanos

De acordo com o site do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), a última inspeção em presídios do Amazonas foi em 2019, antes da eclosão da pandemia de covid-19.

À época, o MNPCT constatou diversas violações de direitos humanos, como ausência de atendimento médico que contemplasse toda a comunidade prisional, com graves casos de infecção intestinal que podiam ser consideradas como “surto” em todas as unidades.

Ainda em setembro, a reportagem indagou tanto o Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) quanto a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) para saber se os dois órgãos acompanharam inspeções em unidades prisionais.

O RealTime1 também perguntou se os órgãos vão fazer mutirões carcerários, mas não obteve respostas.

Mais presídios

Ao RealTime1, a Seap informou que, até o final de 2022, o Governo do Amazonas pretende entregar novos presídios em Tefé, Maués e Manacapuru.

Segundo a secretaria, em Tefé, as obras já estão em andamento.

Para Maués, está sendo realizado um processo licitatório para a escolha da empresa que ficará responsável pela obra. Em Manacapuru, o projeto está em fase de elaboração.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid mata 4x mais crianças de 0 a 4 anos no Brasil que maiores que 5

Oficialmente, o Brasil registrou 1.544 mortes de crianças de 0 a 11 anos. Faixa etária já pode ter atingido 3.249 óbitos e 92.837 internações desde o início da pandemia.

23 de janeiro de 2022

Exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório

A medida, sancionada pelo governador Wilson Lima, orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens da vitamina no corpo.

23 de janeiro de 2022

Belém adia volta presencial às aulas na rede pública de ensino

Decisão foi tomada após a identificação de casos de síndromes gripais entre trabalhadores da educação. Aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24) de forma remota.

23 de janeiro de 2022

Fiocruz Amazônia realiza evento pelo mês da Visibilidade Trans

O evento reforça a necessidade de respeito ao movimento trans e a importância da promoção de cidadania entre mulheres e homens travestis e transexuais.

23 de janeiro de 2022

Roteirista da Turma da Mônica, amazonense Romahs lança obra sobre felinos

Livro “Todos os meus gatos de volta” conta uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em culturas de outros povos.

23 de janeiro de 2022

Novo Centro de Testagem realizou exames em mais de 10 mil pessoas

Do dia 19 de janeiro até este sábado (22), o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533, sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos.

23 de janeiro de 2022

ANAC dá primeira autorização para entrega comercial usando drones

Empresa contemplada foi a companhia Speedbird. Poderão ser carregadas cargas de até 2,5 quilos em um raio de até 3 quilômetros. Autorização contempla áreas rurais e urbanas.

23 de janeiro de 2022

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

Voluntários em São Paulo e Salvador que receberam doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em um intervalo de seis meses antes do início do estudo.

23 de janeiro de 2022