fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Prepara a selfie: teleférico de Manaus funcionará como atração turística

O teleférico se junta a uma série de intervenções propostas pela Prefeitura de Manaus para a revitalização do centro histórico.

20 de agosto de 2021

Compartilhe

Outro ponto estará na orla do São Raimundo (Foto: Divulgação)

Um modal com uma vista para o rio Negro durante o trajeto que não contamina, não congestiona e que é acessível. Esse é o meio de transporte que o prefeito David Almeida tem anunciado para integrar o projeto “Nosso Centro”, com a instalação de um teleférico de 1,2 quilômetro, ligando o Centro até a orla do São Raimundo, na zona Sul, sendo um um projeto transformador de intervenção urbana e de alto impacto turístico.

O teleférico se junta a uma série de intervenções propostas pela Prefeitura de Manaus para a revitalização do centro histórico, influenciando positivamente o entorno, economia, sustentabilidade, transporte e a comunidade onde estará inserido.

“Estamos trabalhando na concepção do projeto, que é um show, visando ao financiamento com a iniciativa privada. Ele terá uma estação partindo do prédio Miranda da Ilha. Grandes cidades do mundo têm seus centros urbanos transformados com áreas de convivência digna e precisamos recuperar o Centro de Manaus. Queremos trazer grandes projetos e financiadores internacionais para a cidade”, anunciou o prefeito David Almeida.

O teleférico servirá como modal de transporte, com uma estação nas proximidades do parque Rio Negro, no São Raimundo, e outra no Mirante da Ilha, fazendo a travessia de 1,2 quilômetro por cima do rio. E a ideia é que os parques e entornos recebam incentivos para instalação de atividades comerciais, de lazer e cultura. O status hoje, no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), é de desenvolvimento de um anteprojeto.

“Essa será uma intervenção transformadora, de estética e infraestrutura que se casa com a beleza do rio Negro. Existem teleféricos em vales, sob montanhas, em margens de rio e de mar por todo o mundo. Estamos buscando acrescentar mais um atrativo turístico e de mobilidade para a população de Manaus, de forma sem precedentes”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Veja fotos do projeto:

Mirante da Ilha

A primeira grande área vertical de contemplação do rio Negro, entretenimento, lazer e negócios, é o futuro edifício Mirante da Ilha, uma obra da Prefeitura de Manaus. A edificação fica na avenida Sete de Setembro, Centro, na Ilha de São Vicente, e será completamente revitalizada e terá reconversão de uso pelo poder municipal.

O imóvel fará parte do parque Mirante da Ilha, um dos projetos do amplo programa “Nosso Centro”, que está dentro do plano de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida e com projeto arquitetônico do Implurb.

O edifício Mirante da Ilha vai ocupar o antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), incluindo uma marina, varandas, praça de alimentação coberta, decks e uma bela cobertura sinuosa que remete a um banzeiro. Será uma das reconversões de uso projetadas para o “Nosso Centro”.

“O prédio ficará o mais vazado possível, vamos retirar toda a alvenaria e deixar os grandes blocos, um para acomodar os banheiros públicos, e outro para fazer a circulação vertical com escadas rolantes e elevador. Neles teremos os painéis de graffiti para promover a arte urbana e divulgar o trabalho de artistas”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no Hospital Delphina Aziz, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde.

24 de setembro de 2021

Experimento da Samel é alvo da PGR; comissão denuncia 200 mortes por Covid

O ensaio clínico com a proxalutamida foi realizado pelo endocrinologista Flávio Cadegiani com o apoio da Samel. O caso tramita em sigilo na PGR.

24 de setembro de 2021

Caravana da saúde atende público no Coroado nesta sexta-feira

Serão oferecidos gratuitamente atendimentos com especialistas nas áreas de nutrição, pediatria, psicologia, clínica geral, fonoaudiologia e fisioterapia.

23 de setembro de 2021

Arena da Amazônia é preparada para jogo entre Brasil e Uruguai

A Arena receberá, no dia 14 de outubro, a partida entre Brasil e Uruguai, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

23 de setembro de 2021

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021