fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Prefeitura fecha o ano com aumento de quase 50% de atendimentos na Saúde

Ao todo, foram 2.205.353 atendimentos em todos os serviços oferecidos na Atenção Primária, quase 700 mil a mais do que em 2019.

30 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Diulgação/Semcom)

A Prefeitura de Manaus encerra o ano de 2021 com um aumento de mais de 46% no quantitativo de atendimentos individuais nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em comparação com os registros do exercício de 2019. Ao todo, foram 2.205.353 atendimentos em todos os serviços oferecidos na Atenção Primária, quase 700 mil a mais do que em 2019.

As consultas de pré-natal tiveram um incremento de 115,23%, chegando a 162.808. Na saúde do homem, o aumento foi de 71,6%, com cerca de 300 mil atendimentos a mais no mesmo período de comparação. Os dados são da estratégia e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), do Ministério da Saúde, criada para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional.

Segundo a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, projeções do Departamento de Controle, Avaliação, Informação e Regulação (Dicar) da Semsa, a Atenção Primária à Saúde (APS) em Manaus deverá encerrar 2021 com o índice de cobertura em pelo menos 80% da população.

“Iniciamos a gestão, em janeiro deste ano, em meio ao que podemos classificar como a maior crise sanitária já vista em Manaus, com o pico mais grave da pandemia de Covid-19, o que exigiu de nós ações imediatas, para contornar a situação. Ainda em janeiro demos início à maior e mais complexa campanha de vacinação que se tem registro. Com tudo isso, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, não negligenciamos a oferta dos serviços em nossa rede e os resultados são muito positivos. Mais que dobramos os atendimentos de pré-natal, tivemos mais homens procurando nossas unidades para cuidar da saúde, reduzimos o índice de gravidez na adolescência, entre tantos outros avanços”, destacou.

Shádia Fraxe ressalta ainda o aumento do número de consultas do pré-natal do parceiro, que de 5.450 em 2020, passou para 6.369, até setembro de 2021.

A ampliação da rede de atenção primária com a inauguração de duas novas Unidades de Saúde da Família – a N-60 e clínica da família Senador Fábio Couto do Valle – e a revitalização de 13 Unidades de Saúde da Família, do padrão de 130 metros quadrados, além da revitalização de Unidades de Saúde Fluvial (ambulanchas) e Unidades Básicas de Saúde Fluvial, com a regularização da documentação naval dessas unidades, também são avanços destacados pela titular da Semsa.

Para ampliar o alcance do acompanhamento dos usuários e atendimentos em domicílio, foram inseridas 50 equipes de Atenção Primária, passando de 691 em janeiro deste ano, para 741 equipes até o mês de outubro, além da adesão de 116 profissionais do Programa Mais Médico para o Brasil (PMMB), do Ministério da Saúde.

Até o mês de outubro, a Semsa havia feito a inclusão de 3.636 novos beneficiários no Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho, com a distribuição de 391.288 latas de fórmula infantil ou composto lácteo.

A rede de saúde da prefeitura realizou mais de três milhões de exames laboratoriais até outubro, e 21.064 exames de imagens e gráficos (raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma) até setembro de 2021.

A Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) promoveu a imersão de 6.207 alunos da graduação em cenários de prática e integração ensino-serviço; imersão de 204 alunos em cenários de prática (residentes, especializandos e extensionistas); e qualificação de 9.378 trabalhadores e profissionais da Semsa, com a oferta de Educação Permanente.

Na área de urgência e emergência, o Samu 192 Manaus atendeu a um total de 44.414 ocorrências, o que representa uma média diária de quase 122 atendimentos.

O SOS Vida, serviço disponibilizado pela prefeitura para transportar pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas que precisem se submeter a tratamento de saúde e não têm condição financeira de arcar com os custos de transporte, realizou 65.028 atendimentos. São usuários em tratamento de quimioterapia, radioterapia, fisioterapia, hemodiálise, pacientes transplantados, com problemas ortopédicos, paraplégicos que necessitam trocar sonda, entre outros.

Covid-19

O combate à pandemia do novo coronavírus foi o principal desafio da gestão municipal da saúde em 2021. Uma das primeiras medidas foi a instituição do Gabinete de Crise, que teve a finalidade de coordenar, monitorar e analisar os cenários relativos ao enfrentamento à Covid-19, por meio de resposta rápida, integrada e subsidiar tomada de decisões.

Para aumentar a capacidade de atendimento, foi aberta uma extensão da UBS Nilton Lins, com espaço para atendimento exclusivo aos casos de Covid-19, passando de 2.239 atendimentos a usuários sintomáticos respiratórios, em 2020, para 12.927, nos três primeiros meses de 2021.

Os serviços de saúde foram reorganizados para atender aos usuários com sintomas de síndromes gripais leves ou Covid-19, em 22 Unidades de Saúde, com horários especiais de funcionamento, inclusive sábados, domingos e feriados. Dessas, três foram as Unidades Básicas de Saúde Móveis, com atendimento exclusivo a essa demanda e funcionamento de segunda a sexta-feira.

A Semsa também implantou o serviço de atendimento psicológico presencial pós Covid-19 no Centro especializado em Reabilitação (CER II), para usuários com sofrimentos psíquicos intensos provocados pelo cenário da pandemia; e do serviço de fisioterapia respiratória pós Covid-19 no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual Prof. Rolls Gracie (CER II) e em três policlínicas.

Vacinação

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, ainda em curso, obedeceu criteriosamente ao Plano Operacional de Vacinação do Ministério da Saúde, e contou com estratégias complementares inseridas no processo.

Para isso, foi desenvolvido e implantado sistema de informação para registro de vacinação contra Covid-19, o Imuniza Manaus; um sistema próprio de registro, o Sistema Municipal de Vacinação (SMV); um painel eletrônico, o Vacinômetro, que confere transparência nos dados diversos sobre a vacinação; e um sistema de informação ao público para demonstrar ao cidadão o ponto de vacinação com menor fila e melhor acesso, denominado Filômetro.

Além disso, foi desenvolvido e publicado um portal eletrônico de transparência pública – Transparência Covid-19 -, para consulta de dados diversos referentes à vacinação.

A Secretaria de Saúde do município encerra o exercício de 2021 com o lançamento de três editais para a realização de concurso público, com a oferta de 2.001 vagas, que servirão para completar o quadro de servidores, abertas em decorrência de aposentadorias, demissões, falecimentos, desligamentos e exonerações, e formação de um cadastro reserva para necessidades futuras da Semsa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022