fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Prefeitura fecha o ano com aumento de quase 50% de atendimentos na Saúde

Ao todo, foram 2.205.353 atendimentos em todos os serviços oferecidos na Atenção Primária, quase 700 mil a mais do que em 2019.

30 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Diulgação/Semcom)

A Prefeitura de Manaus encerra o ano de 2021 com um aumento de mais de 46% no quantitativo de atendimentos individuais nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em comparação com os registros do exercício de 2019. Ao todo, foram 2.205.353 atendimentos em todos os serviços oferecidos na Atenção Primária, quase 700 mil a mais do que em 2019.

As consultas de pré-natal tiveram um incremento de 115,23%, chegando a 162.808. Na saúde do homem, o aumento foi de 71,6%, com cerca de 300 mil atendimentos a mais no mesmo período de comparação. Os dados são da estratégia e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), do Ministério da Saúde, criada para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional.

Segundo a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, projeções do Departamento de Controle, Avaliação, Informação e Regulação (Dicar) da Semsa, a Atenção Primária à Saúde (APS) em Manaus deverá encerrar 2021 com o índice de cobertura em pelo menos 80% da população.

“Iniciamos a gestão, em janeiro deste ano, em meio ao que podemos classificar como a maior crise sanitária já vista em Manaus, com o pico mais grave da pandemia de Covid-19, o que exigiu de nós ações imediatas, para contornar a situação. Ainda em janeiro demos início à maior e mais complexa campanha de vacinação que se tem registro. Com tudo isso, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, não negligenciamos a oferta dos serviços em nossa rede e os resultados são muito positivos. Mais que dobramos os atendimentos de pré-natal, tivemos mais homens procurando nossas unidades para cuidar da saúde, reduzimos o índice de gravidez na adolescência, entre tantos outros avanços”, destacou.

Shádia Fraxe ressalta ainda o aumento do número de consultas do pré-natal do parceiro, que de 5.450 em 2020, passou para 6.369, até setembro de 2021.

A ampliação da rede de atenção primária com a inauguração de duas novas Unidades de Saúde da Família – a N-60 e clínica da família Senador Fábio Couto do Valle – e a revitalização de 13 Unidades de Saúde da Família, do padrão de 130 metros quadrados, além da revitalização de Unidades de Saúde Fluvial (ambulanchas) e Unidades Básicas de Saúde Fluvial, com a regularização da documentação naval dessas unidades, também são avanços destacados pela titular da Semsa.

Para ampliar o alcance do acompanhamento dos usuários e atendimentos em domicílio, foram inseridas 50 equipes de Atenção Primária, passando de 691 em janeiro deste ano, para 741 equipes até o mês de outubro, além da adesão de 116 profissionais do Programa Mais Médico para o Brasil (PMMB), do Ministério da Saúde.

Até o mês de outubro, a Semsa havia feito a inclusão de 3.636 novos beneficiários no Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho, com a distribuição de 391.288 latas de fórmula infantil ou composto lácteo.

A rede de saúde da prefeitura realizou mais de três milhões de exames laboratoriais até outubro, e 21.064 exames de imagens e gráficos (raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma) até setembro de 2021.

A Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) promoveu a imersão de 6.207 alunos da graduação em cenários de prática e integração ensino-serviço; imersão de 204 alunos em cenários de prática (residentes, especializandos e extensionistas); e qualificação de 9.378 trabalhadores e profissionais da Semsa, com a oferta de Educação Permanente.

Na área de urgência e emergência, o Samu 192 Manaus atendeu a um total de 44.414 ocorrências, o que representa uma média diária de quase 122 atendimentos.

O SOS Vida, serviço disponibilizado pela prefeitura para transportar pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas que precisem se submeter a tratamento de saúde e não têm condição financeira de arcar com os custos de transporte, realizou 65.028 atendimentos. São usuários em tratamento de quimioterapia, radioterapia, fisioterapia, hemodiálise, pacientes transplantados, com problemas ortopédicos, paraplégicos que necessitam trocar sonda, entre outros.

Covid-19

O combate à pandemia do novo coronavírus foi o principal desafio da gestão municipal da saúde em 2021. Uma das primeiras medidas foi a instituição do Gabinete de Crise, que teve a finalidade de coordenar, monitorar e analisar os cenários relativos ao enfrentamento à Covid-19, por meio de resposta rápida, integrada e subsidiar tomada de decisões.

Para aumentar a capacidade de atendimento, foi aberta uma extensão da UBS Nilton Lins, com espaço para atendimento exclusivo aos casos de Covid-19, passando de 2.239 atendimentos a usuários sintomáticos respiratórios, em 2020, para 12.927, nos três primeiros meses de 2021.

Os serviços de saúde foram reorganizados para atender aos usuários com sintomas de síndromes gripais leves ou Covid-19, em 22 Unidades de Saúde, com horários especiais de funcionamento, inclusive sábados, domingos e feriados. Dessas, três foram as Unidades Básicas de Saúde Móveis, com atendimento exclusivo a essa demanda e funcionamento de segunda a sexta-feira.

A Semsa também implantou o serviço de atendimento psicológico presencial pós Covid-19 no Centro especializado em Reabilitação (CER II), para usuários com sofrimentos psíquicos intensos provocados pelo cenário da pandemia; e do serviço de fisioterapia respiratória pós Covid-19 no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual Prof. Rolls Gracie (CER II) e em três policlínicas.

Vacinação

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, ainda em curso, obedeceu criteriosamente ao Plano Operacional de Vacinação do Ministério da Saúde, e contou com estratégias complementares inseridas no processo.

Para isso, foi desenvolvido e implantado sistema de informação para registro de vacinação contra Covid-19, o Imuniza Manaus; um sistema próprio de registro, o Sistema Municipal de Vacinação (SMV); um painel eletrônico, o Vacinômetro, que confere transparência nos dados diversos sobre a vacinação; e um sistema de informação ao público para demonstrar ao cidadão o ponto de vacinação com menor fila e melhor acesso, denominado Filômetro.

Além disso, foi desenvolvido e publicado um portal eletrônico de transparência pública – Transparência Covid-19 -, para consulta de dados diversos referentes à vacinação.

A Secretaria de Saúde do município encerra o exercício de 2021 com o lançamento de três editais para a realização de concurso público, com a oferta de 2.001 vagas, que servirão para completar o quadro de servidores, abertas em decorrência de aposentadorias, demissões, falecimentos, desligamentos e exonerações, e formação de um cadastro reserva para necessidades futuras da Semsa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022