fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Prato Cheio de Manacapuru já tem 2 mil cadastros e 8 mil refeições servidas

Restaurante popular do Governo do Estado completou um mês em funcionamento e tem como público prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade social.

5 de janeiro de 2022

Compartilhe

Criado pelo Governo do Amazonas, o restaurante popular Prato Cheio de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) está cumprindo a sua missão de garantir segurança alimentar aos segmentos sociais mais vulneráveis da população. Só no primeiro mês de funcionamento, a unidade de Manacapuru contabiliza 2 mil cadastros sociais e 8 mil refeições servidas.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

“Com apenas um mês de funcionamento desde a inauguração, o Prato Cheio de Manacapuru mostra o quanto esse programa é importante para a população. São 8 mil refeições servidas nesse período, além de 2 mil cadastros sociais. A projeção é alcançarmos 16 mil refeições até o final de janeiro somente nesta unidade”, destaca Alessandra Campêlo, secretária estadual de Assistência Social.

Diferencial

Segundo o supervisor do Prato Cheio de Manacapuru, Muller Pereira, o atendimento da equipe tem sido um dos fatores que colaboraram para o sucesso do programa, que garante o almoço ao preço simbólico de R$ 1 para segmentos em situação de vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua, desempregados e trabalhadores informais.

“Toda a equipe técnica que trabalha na unidade de Manacapuru tem atendido a população da melhor forma possível. Graças ao empenho de todos os nossos colaboradores, o serviço tem sido prestado de forma eficiente e ordeira, resultando na satisfação do público prioritário do Prato Cheio”, afirma Muller.

Endereço

Localizado na rua Quintino Bocaiuva, 1288, Centro, o Prato Cheio de Manacapuru foi inaugurado no dia 2 de dezembro e recebe o nome do saudoso Luiz Rodrigues da Mota, que foi vereador, prefeito do município e presidente da Câmara Municipal da cidade por dois mandatos. Ele faleceu em 2017.

No local, a refeição é vendida ao preço simbólico de R$ 1, mediante cadastro social e compra de senha, a partir das 8h. São servidos 400 almoços por dia, ou seja, 2 mil por semana (segunda a sexta-feira, das 11h às 13h), totalizando 8 mil refeições/mês.

Direito humano à alimentação adequada 

De acordo com a Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (GDSAN/Seas), o Prato Cheio tem como público prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O acesso à alimentação adequada é um direito humano consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição Federal de 1988 e na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei Federal n° 11.346, de 15 de setembro de 2006.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Matrículas para novos alunos da rede pública estadual iniciam nesta segunda-feira

Reserva da vaga poderá ser realizada via site de matrículas e presencialmente, nas escolas públicas da rede estadual e municipal. O prazo vence na terça-feira (18).

16 de janeiro de 2022

Manaus registra o segundo maior número de enterros de janeiro

Neste sábado (15), foram registrados 45 enterros em cemitérios da Prefeitura. Dois enterros tiveram como causa a covid-19. A partir do dia 3, os números passaram de 40.

16 de janeiro de 2022

Brasil recebe segunda remessa com 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer

A vacinação de criança de 5 a 11 anos começou neste fim de semana na maioria dos estados brasileiros. Em Manaus, a vacinação infantil inicia nesta segunda-feira (16).

16 de janeiro de 2022

Centro Municipal de Testagem no Studio 5 retoma exames nesta segunda-feira

O centro funciona de segunda a sábado das 09h00 às 19h00 no Centro de Convecções Studio 5, Distrito Industrial I. O ponto de testagem funciona desde esta quarta-feira (12).

16 de janeiro de 2022

Prefeitura de Manaus oferta 183 vagas de emprego nesta segunda–feira

As 183 vagas oferecidas pela Prefeitura são de várias áreas de atuação. O cadastro para as vagas pode ser feito de forma digital ou presencialmente no Posto do Sine Manaus.

16 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia nesta segunda-feira em quatro postos

Na lista de postos, há shopping, parque, clube e centro de convivência da família que receberão o público infantil. A vacinação começa por indígenas e quilombolas.

16 de janeiro de 2022

Amazonas registra 2.638 casos de covid-19; sexto dia com registros acima de mil

Este sábado foi o segundo dia com o maior registros de casos de covid-19, perdendo só para esta sexta-feira (14), quando o estado registrou 2.782 casos positivos da doença.

15 de janeiro de 2022

Depois de quase desaparecer, Programa Antártico brasileiro completa 40 anos

Fundada em 1984, a estação sofreu um incêndio de grandes proporções em 2012. Na tragédia, dois militares morreram e 70% das instalações foram perdidas.

15 de janeiro de 2022