fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Parintins completa 40 dias sem registros de mortes por Covid-19

Além da imunização — mais de 80% da população está vacinada com a primeira dose — medidas sanitárias e reforço na estrutura de atendimento médico contribuem com o resultado.

13 de agosto de 2021

Compartilhe

Prefeitura de Parintins instalou um Centro de Reabilitação para Pacientes Pós Covid, na Policlínica Padre Vitório (Foto: Reprodução)

Enquanto o Brasil ainda registra diariamente cerca de mil vítimas da Covid-19, Parintins conseguiu zerar essa estatística e há 40 dias não é registrada nenhuma morte relacionada à doença no município. Além da vacinação avançada — mais de 80% da população está vacinada com a primeira dose — as medidas sanitárias e reforço na estrutura de atendimento médico são algumas ações que têm ajudado a frear os efeitos da pandemia.

No começo da pandemia, Parintins contava com 60 leitos disponíveis na rede hospitalar do município, capacidade que agora foi dobrada. Pelo menos 10 desses leitos são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo estrutura para atendimento neonatal de urgência.

O recurso público para a instalação dos leitos de UTI, os primeiros do interior do Amazonas, girou em torno de R$ 4 milhões. Segundo o prefeito Bi Garcia, a aquisição dos equipamentos foi resultado da antecipação de Imposto Sobre Serviço (ISS), pago por uma empresa responsável pela ligação de Parintins ao Sistema Nacional de Energia Elétrica.

Para Bi Garcia, a ausência de óbitos há mais de um mês é um alívio, principalmente, ao relembrar a grave situação vivida no Amazonas, no início deste ano. Segundo ele, com muito trabalho e conscientização da população pôde ser contornada.

“Não são números a se comemorar, pois infelizmente também incluem as vidas perdidas. Mas, encaramos esses 40 dias sem óbitos como um estímulo para trabalharmos ainda mais, para que não tenhamos mais mortes por essa doença”, destacou o prefeito.

Tratamento pós-Covid também é prioridade

Encarada como uma verdadeira vitória para quem consegue sair da UTI, a recuperação de pessoas acometidas pela Covid-19 não está livre de possíveis sequelas causadas pela doença. Esse foi um dos motivos que Prefeitura de Parintins decidiu instalar um Centro de Reabilitação para Pacientes Pós Covid, na Policlínica Padre Vitório.

O centro possui fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e outros profissionais multidisciplinares para pacientes que ficaram com sequelas respiratórias, musculares, psicológicas, entre outras.

Segundo o prefeito Bi Garcia, a meta é atender principalmente pacientes com menor poder aquisitivo, que não têm condições para realizar consultas particulares.

“Hoje, a fisioterapia é um dos principais tratamentos para a Covid-19 e, desde abril, estamos centralizando esse atendimento aqui na Policlínica Padre Vitório. Queremos recuperar todos os pacientes sequelados no nosso município”, completou o prefeito, que autorizou ainda a utilização de vans e outros veículos da Secretaria de Saúde para pegar os pacientes mais necessitados em suas residências.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021