fbpx

quinta, 21 de outubro de 2021

Pandemia desacelera, mas mortes por Covid ultrapassam 600 mil no Brasil

Apesar do número alto de mortes, a pandemia desacelerou no país com o avanço da vacinação. No Amazonas, ingressos para o jogo do Brasil são sorteados para vacinados.

8 de outubro de 2021

Compartilhe

(Foto: Pedro França/Agência Senado)

O Brasil ultrapassou, nesta sexta-feira (8), a marca de 600 mil mortes por Covid-19. O número poderia ser ainda maior, porém o ritmo da tragédia desacelerou com o avanço da vacinação em todo o país.

Apesar das intensas campanhas de vacinação contra o novo coronavírus, em Manaus, cidade considerada o epicentro da pandemia no Brasil nas duas ‘ondas’ da doença, mais de 203 mil pessoas não compareceram aos postos de vacinação para a aplicação da 2ª dose. Este número foi repassado no final da tarde de ontem (7), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Incentivo à vacinação

O número de faltosos causa preocupação nos órgãos de saúde do Estado. Para diminuir esse número, o Governo do Amazonas lançou, esse mês, a campanha Vacina Premiada, que vai sortear 3 mil ingressos do jogo Brasil e Uruguai para pessoas que completaram o ciclo vacinal.

A partida entre as seleções é valida como eliminatórias da Copa do Mundo e acontecerá na Arena da Amazônia, no dia 14 de outubro.

Outros eventos, como espetáculos teatrais e shows já fazem a exigência da apresentação da carteira de vacinação com os dados das doses – ou dose única – atualizados.

Números da Covid-19 no Amazonas

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Amazonas, na última quinta-feira (7), o número de mortes por Covid-19 no Estado é de 13.740.

No Amazonas, desde o início da pandemia de Covid-19, foram detectados 426.772 casos da doença.

A redução dos casos de Covid-19 no interior do Amazonas, onde 55 dos 61 municípios não registraram casos da doença nos últimos 20 dias, foi destaque da Coluna do Estadão desta sexta-feira (8), que dedicou o espaço para comentar os planos de alguns estados brasileiros para o retorno à “vida normal”.

Com o título “Bola pra frente”, a coluna cita o governador Wilson Lima (PSC) e a escolha de Manaus para o jogo da Seleção Brasileira com público na Arena da Amazônia.

O secretário de saúde do Amazonas, médico Anor Samad, ressalta que só com a vacinação será possível o retorno gradual das atividades com público.

“A vacinação acelerada e ampla de nossa população é que está permitindo este retorno gradual. Vacinem-se!”, pediu o secretário.

Esquema vacinal em Manaus

A publicação estimada da capital amazonense é de mais de 2,2 milhões de pessoas. Até hoje, desse total, 70,37% já receberam a primeira dose. 45,14% completaram o esquema vacinal.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021