fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Palestra apresenta riscos da automedicação e descarte de medicamentos

Responsabilidade do gerador do resíduo, responsabilidade compartilhada e a logística reversa foram alguns dos tópicos abordados durante a palestra aos servidores da saúde.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Palestra busca aprimorar cautela com insumos medicinais (Foto: Kássio Morae)

Com o intuito de capacitar servidores das secretarias municipais do estado sobre manuseio, armazenamento e descarte de insumos, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quarta-feira (15), uma conferência virtual, que teve duração de duas horas e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

A programação do evento incluiu “Riscos da Automedicação”; “Descarte de medicamentos e praguicidas” e “Responsabilidade na guarda, distribuição e uso de medicamentos” e foi organizada pela Gerência de Insumos Estratégicos (GIES/FVS-RCP), em parceria com Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF/AM).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que o assunto representa grande importância para a Vigilância em Saúde.

“A FVS-RCP está realizando esse evento no sentido de orientar os profissionais que trabalham nessa área, para que eles desenvolvam a melhor prática possível nos cuidados de armazenamento, manipulação, evitando que os medicamentos se percam ou que o formato de armazenamento danifique esses produtos”, reforça Tatyana.

De acordo com a gerente do GIES/FVS-RCP, Eurenice Neves Lima, esse é o último encontro do ano com os envolvidos da área de insumos estratégicos do Amazonas.

“Estamos partilhando informações sobre uso e cuidados com medicamentos; riscos da automedicação e principalmente sobre descarte, que é um grande problema para o meio ambiente e queremos alertar, para evitar riscos”, explica Eurenice.

O gerente de Serviços de Saúde da Devisa/FVS-RCP e palestrante do evento, Marco Pinto, destacou a importância de realizar o descarte correto de medicamentos e embalagens.

“Na palestra, abordamos o descarte de embalagens de inseticidas e de medicamentos, em três tópicos: responsabilidade do gerador do resíduo; responsabilidade compartilhada, quando alguém fornece e produz o produto; e a logística reversa, quando o produto é encaminhado para o caminho de origem”, ressalta Marco.

Com informações da assessoria

Leia Mais

Leia mais Dia a Dia

Pela primeira no ano, Amazonas registra mais de 3 mil de covid-19

É o maior registro desde 30 de janeiro de 2021, quando o estado registrou 4.420 casos de covid, por causa da segunda onda da doença potencializada pela variante P.1, a Gama.

16 de janeiro de 2022

Matrículas para novos alunos da rede pública estadual iniciam nesta segunda-feira

Reserva da vaga poderá ser realizada via site de matrículas e presencialmente, nas escolas públicas da rede estadual e municipal. O prazo vence na terça-feira (18).

16 de janeiro de 2022

Manaus registra o segundo maior número de enterros de janeiro

Neste sábado (15), foram registrados 45 enterros em cemitérios da Prefeitura. Dois enterros tiveram como causa a covid-19. A partir do dia 3, os números passaram de 40.

16 de janeiro de 2022

Brasil recebe segunda remessa com 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer

A vacinação de criança de 5 a 11 anos começou neste fim de semana na maioria dos estados brasileiros. Em Manaus, a vacinação infantil inicia nesta segunda-feira (16).

16 de janeiro de 2022

Centro Municipal de Testagem no Studio 5 retoma exames nesta segunda-feira

O centro funciona de segunda a sábado das 09h00 às 19h00 no Centro de Convecções Studio 5, Distrito Industrial I. O ponto de testagem funciona desde esta quarta-feira (12).

16 de janeiro de 2022

Prefeitura de Manaus oferta 183 vagas de emprego nesta segunda–feira

As 183 vagas oferecidas pela Prefeitura são de várias áreas de atuação. O cadastro para as vagas pode ser feito de forma digital ou presencialmente no Posto do Sine Manaus.

16 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia nesta segunda-feira em quatro postos

Na lista de postos, há shopping, parque, clube e centro de convivência da família que receberão o público infantil. A vacinação começa por indígenas e quilombolas.

16 de janeiro de 2022

Amazonas registra 2.638 casos de covid-19; sexto dia com registros acima de mil

Este sábado foi o segundo dia com o maior registros de casos de covid-19, perdendo só para esta sexta-feira (14), quando o estado registrou 2.782 casos positivos da doença.

15 de janeiro de 2022