fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Compartilhe

Calçados irão proporcionar conforto, segurança e prevenir lesões aos pacientes (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), vai beneficiar, a partir da próxima semana, 300 pessoas com sequelas da hanseníase, com sapatos adaptados e personalizados à alteração de sensibilidade nos pés. A adaptação é realizada na oficina de calçados da Fuam e foi apresentada pela direção da fundação ao secretário de Estado de Saúde (SES-AM), médico Anoar Samad, e aos técnicos do órgão, nesta quinta-feira (29). 

“Um dos problemas maiores são as sequelas da hanseníase, como a falta de sensibilidade nos pés. Pela primeira vez, a Fundação Alfredo da Matta vai doar sapatos confeccionados especificamente para cada paciente. A iniciativa é fantástica e vai beneficiar muitas pessoas na capital e no interior”, ressaltou Dr. Anoar Samad.

De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Derzy Amazonas, os calçados irão proporcionar conforto, segurança e prevenir lesões aos pacientes, que perdem a sensibilidade nos pés devido à doença.

“As palmilhas são personalizadas por leitor scanner eletrônico e por impressão 3D. A partir da próxima semana começa a seleção dos pacientes. Em 2020, começamos a fazer essa adaptação utilizando recursos tecnológicos mais modernos, como o scanner. Agora nós conseguimos adquirir os sapatos, por meio de emenda parlamentar federal, e estamos preparando esses calçados completos para doação aos pacientes”, explicou o diretor, acrescentando que o objetivo da oficina de órteses e próteses é criar e dar autonomia aos pacientes com hanseníase e qualidade de vida.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021