fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Obra de arte gigante transforma fachada do Bumbódromo de Parintins

Mais de 2 mil metros de muros estão sendo coloridos por nove artistas de Parintins, para o projeto batizado como “Parintins - Galeria Cidade Aberta”.

23 de maio de 2022

Compartilhe

As duas intervenções artísticas contam com 90 profissionais do município e tem previsão de entrega para o dia 18 de junho (Foto: Expedito Calixto/Divulgação)

A fachada do Bumbódromo de Parintins vai ganhar uma obra de arte gigante, de mais de 770 metros quadrados de pura cultura e folclore popular. A revitalização feita pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebe a assinatura da dupla de artistas parintinenses Curumiz, composta por Alziney Pereira e Emerson Freitas.

Os preparativos para o 55º Festival Folclórico de Parintins estão a todo vapor. Além da fachada do espaço, que tem quase 30 metros de altura, uma galeria de arte a céu aberto, de mais de 2 mil metros quadrados, já começa a colorir os muros da ilha Tupinambarana.  

Marco cultural

Os personagens centrais do grafite dos Curumiz e dos artistas Teo Onda e André Hulk são os bumbás Caprichoso e Garantido, mas a obra de arte também conta com elementos da natureza amazônica.  

Intitulada “Vitória da Cultura Popular”, os artistas contam com uma grande estrutura para executar a maior obra da carreira. São 138 litros de tinta líquida e em spray, 12 rolos e pincéis e andaimes que ajudam a colorir de vermelho e azul o Bumbódromo.  

Para a dupla de artistas, o Festival é a manifestação cultural mais importante do Norte e participar do projeto é um marco na carreira dos profissionais.  

“Um orgulho cultural inexplicável. Orgulhosos de manifestar através da nossa arte essa festa, que não é só festa, mas também é saudade, é amor, é bater no peito e mostrar ao mundo o quanto somos ricos culturalmente. É algo que não conseguimos explicar. É orgulho de ser parintinense, de ser do Amazonas”, comenta, emocionado, o Curumiz Alziney.

Galeria a céu aberto

Mais de 2 mil metros de muros estão sendo coloridos por nove artistas de Parintins, para o projeto da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa batizado como “Parintins – Galeria Cidade Aberta”.  

Conforme o curador Diego Omar, a ação visa abranger artistas visuais que não estão na cadeia produtiva dos bois.

“Os murais abordam a temática indígena, a cultura cabocla, as cosmologias amazônicas, as festas e tradições parintinenses, os bumbás, o papel das mulheres e o mundo do trabalho na cidade”, resume o curador.  

São nove muros públicos e particulares que incluem, por exemplo, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Planeta Boi e o estádio Tupy Cantanhede. Os artistas Andrew Viana, Dermison Salgado, Dennis, Evanil Maciel, Levi Gama, Jarbas Lobão, Josinaldo Mattos, Miguel Carneiro e Pito Silva assinam as obras de intervenção cultural.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022