fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Nuvens de fumaça podem chegar a Manaus em meio a queimadas no Sul do AM

Em entrevista à TV RealTime1, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, falou sobre as atividades do Estado para conter o avanço de queimadas no Sul do Amazonas.

20 de agosto de 2021

Compartilhe

Imagem aérea mostra a região do Centro Histórico de Manaus encoberta por nuvem de fumaça (Foto: Reprodução)

Manaus pode novamente ser encoberta por nuvens de fumaça. A informação é do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, e foi divulgada em entrevista à TV RealTime1 exibida nesta quinta-feira (19).

De acordo com Eduardo, o Sul do Amazonas é uma das áreas mais críticas por conta do uso das terras e queimadas. A expectativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é de um verão cada vez mais quente.

Na ocasião, o titular da Sema comenta que 99% das queimadas são causadas por humanos. Ele aproveita para destacar o esforço do Estado com o envio de homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e brigadistas para atuarem em municípios do Sul do Amazonas, onde há inúmeros registros de foco de queimadas.

Secretário da Sema fala sobre queimadas
Secretário da Sema, Eduardo Taveira (Foto: Divulgação)

“A gente tem trabalhado numa operação que envolve corpo de bombeiros e brigadista nesses municípios. Recentemente, 300 homens foram enviados ao Sul do estado para que a gente possa ter uma contenção do aumento desse número de queimadas. Até semana passada os focos estavam 38% menor em relação ao ano passado. Hoje, a gente tem ume redução de 3% dado a essa expectativa que o período de fogo vai ser igual ou pior o do ano passado [2020]”, frisou Eduardo Taveira.

Questionado se Manaus pode novamente ser encoberta por nuvem de fumaça, o secretário da Sema disse que já há exemplos em outros municípios desse tipo de atividade.

“Já está acontecendo em Apuí e Lábrea. Obviamente, dependendo das condições climáticas: vento, pressões atmosféricas e quanto mais quente for o clima, há grande possibilidade de nuvens de fumaça chegarem a Manaus. Somado à pandemia, esse problema de poluição do ar pode prejudicar ainda mais o sistema de saúde na capital e no interior”, alerta o secretário.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021