fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Compartilhe

Cartão de viagens intermunicipais também poderão ser solicitados (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promove neste sábado (31), das 8h ao meio-dia, um mutirão de atendimento às famílias de pessoas com deficiência (PcDs) em Manaus, no Núcleo PcD da secretaria, na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

O mutirão de serviços ofertados pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, vinculada à estrutura da Sejusc, são de cadastro para obtenção de cadeira de rodas e das carteiras de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPcD), da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal e Passe Livre, além de prestação de orientação jurídica.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) também participará do mutirão, oferecendo cadastro e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e a concessionária Amazonas Energia atenderá para inclusão na Tarifa Social, com descontos de até 65%.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Amazonas (Conede), Lêda Maia, destacou que muitas famílias de PcDs necessitam dos benefícios, pois contam com dificuldades financeiras. Segundo ela, o papel do poder público é garantir e facilitar o acesso aos documentos que garantem, por exemplo, o atendimento prioritário em uma série de serviços.

“Há muitas famílias que precisam atualizar ou se cadastrar no CadÚnico, a pandemia dificultou muito a vida dessas pessoas, pois o CadÚnico é primordial para obtenção do Benefício de Prestação Continuada [BPC] oferecido pelo INSS e que é a principal fonte de renda para muitas mães de PcDs que não podem trabalhar fora e vivem exclusivamente para cuidar dos seus filhos. O mutirão visa concentrar em um só lugar todos os serviços necessários para essas famílias”, explicou Lêda.

Documentação

Para ser incluído ou atualizar o cadastro no CadÚnico é preciso levar ao mutirão de serviços o comprovante de residência ou recibo de aluguel, carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), comprovante de renda ou contracheque. Para menores de 18 anos, é necessário levar certidão de nascimento, CPF e declaração escolar atualizada.

São ofertadas 70 vagas para atendimentos, que podem ser agendados pelo link: https://url.gratis/vz79Zw.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021