fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Sejusc já entregou mais de 600 cadeiras de rodas para PCDs

De janeiro a setembro, foram entregues 606 cadeiras de rodas. O auxílio ao equipamento é gratuito e designado a pessoas com deficiência física que apresentam baixa renda.

17 de outubro de 2020

Compartilhe

O processo acontece após a solicitação no setor de análise social do Núcleo PcD (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência (PcD), entregou 606 cadeiras de rodas no período de janeiro a setembro de 2020. O auxílio ao equipamento é gratuito e designado a pessoas com deficiência física do Amazonas que apresentam baixa renda.

O processo acontece após a solicitação no setor de análise social do Núcleo PcD. O espaço fica localizado na rua salvador, nº 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, reforça que, muitas vezes, a família não tem condições de fazer o cadastro no Núcleo PcD e, por isso, existe uma equipe preparada para realizar a visita domiciliar. Na visita, comparece um fisioterapeuta e uma assistente social da Sejusc, esta última responsável por fazer uma análise das condições do beneficiário.

Acesso ao benefício

O processo consiste basicamente em um “checklist” (lista de verificação), coletando dados como o nome do beneficiário, o responsável, endereço, contato e também as medições do corpo da pessoa com deficiência. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e a dinâmica infantil.

Durante a visita domiciliar, além do processo de medição, é verificado se o PcD está com os documentos pessoais em boas condições. Sobre isso, a assistente social Elizete Afonso explica que o procedimento também favorece o PcD, tendo em vista que ele tem acesso a outros benefícios.

“Verificamos se os direitos desse PcD estão sendo violados, se ele tem o Benefício de Prestação Continuada, no qual é um salário mínimo que deve ser recebido todo mês. Se não tiver, ele vai ser orientado sobre como que ele pode estar buscando esse benefício, reunindo os documentos necessários”, destacou.

Melhoria

A dona de casa Graciete Marques é mãe de Luan Marques, 18, que possui paralisia cerebral e foi beneficiado com a cadeira. Ela afirma viver integralmente para cuidar do jovem, contando com a ajuda de outros filhos para dividir as tarefas da casa. Para Graciete, o equipamento vai trazer mais comodidade.

“Eu fico muito feliz. Vai ser uma cadeira específica para o corpo dele, o ajudará na locomoção, vou conseguir andar e passear com ele. Sem a cadeira de rodas andava com o Luan o tempo todo no colo. Os benefícios oferecidos serão inúmeros”, afirmou.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Prefeitura lança chamada pública para vendas no Réveillon de Manaus

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por três técnicos da Fundação Municipal de Cultura.

29 de novembro de 2021

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Mais de meio bilhão para turbinar o Prosamin+ num prazo de cinco anos

Em entrevista ao Realtime1, Marcellus Campêlo fala sobre os planos do governo para ampliar, modernizar e levar o Prosamin para 4 municípios no interior do estado.

29 de novembro de 2021

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Combate à Covid: Manaus tem 52 pontos de vacinação até sexta-feira

Orientação da Semsa é para que seja feita a consulta à plataforma Imuniza Manaus, a fim de conferir as datas de 2ª e 3ª doses, uma vez que houve redução nos intervalos delas.

29 de novembro de 2021

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021