fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Musa reabre com exposição sobre dinossauros da Amazônia

O Museu da Amazônia reabre e apresenta exposição de animais pré-históricos que viveram na região como o dinossauro amazonsaurus maranhensis.

3 de abril de 2021

Compartilhe

Amazônia pré-histórica tem exposição de dinossauros no Musa (Foto: Eustáquio Libório/RT1)

O Museu da Amazônia (Musa) reabre seus portões e volta às atividades neste mês de abril em grande estilo com a exposição “Passado Presente – Dinos e Sauros da Amazônia” que vai contar a geo-história da Amazônia de forma diferente.

Por meio da exposição, com a apresentação de fragmentos fósseis inéditos e a reprodução – em tamanho real – dos esqueletos do purussaurus brasiliensis, um parente dos jacarés que viveu há cerca de sete milhões de anos e que chegava a ter 13 metros de comprimento, sendo portanto, o maior crocodiliano do mundo.

A exposição “Passado Presente” também vai mostrar o dinossauro saurópode chamado amazonsaurus maranhensis, de cerca de 10 metros de comprimento, que viveu há cerca de 110 milhões de anos, na região amazônica que hoje conhecemos como Maranhão, além da preguiça-gigante eremotherium laurillardi, extinta há cerca de 11 mil anos, sendo a “mais jovem” da exposição.

O evento é resultado de expedições que começaram a ser realizadas ainda em 2019 em um dos maiores sítios paleontológicos da Amazônia, o Sitio Cajueiro em Boca do Acre (AM).

“A abundância e a qualidade da preservação dos fósseis localizados nesta área permite ao Museu da Amazônia apresentar uma exposição única, incluindo fósseis de aves, que são pequenos e delicados, dificilmente descobertos”, destaca a paleontóloga doutra Lucy Gomes de Souza.

A exposição também é dedicada à memória da geógrafa e paleontóloga Rosalie Benchimol, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Por conta das medidas restritivas para controle ao Coronavírus, todas as visitas ao Museu da Amazônia são feitas por agendamento através do email: agendamento@museudaamazonia.org.br

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022

Semsa garante que estoque de testes para Covid-19 é suficiente para demanda

A preocupação é decorrente do que já acontece em São Paulo que, com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco.

18 de janeiro de 2022

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira

Na semana passada, a Prefeitura abriu o primeiro centro de testagem, no Centro de Convenções Studio 5. Este segundo ponto terá capacidade para realizar 200 testes por hora.

18 de janeiro de 2022