fbpx

quinta, 21 de outubro de 2021

Mulheres na sociologia é tema de curso de extensão inédito no Brasil

O evento é online e é transmitido por meio do canal do YouTube da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais

17 de março de 2021

Compartilhe

As sociólogas Mariana Chaguri e Veronica Toste coordenam o seminário (Foto: Reprodução)

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) está realizando, até o próximo dia 26 (sexta-feira), o Seminário Temático Anpocs “Mulheres na Teoria Social I”, organizado pelas sociólogas Mariana Chaguri e Verônica Toste.

O evento está sendo realizado em parceria com o Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (LabGen) e o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e está sendo transmitido  por meio do canal do YouTube da Anpocs.

O presidente da entidade, André Botelho, ressaltou que o curso de extensão é o primeiro do gênero no país. “Esse curso é uma iniciativa pioneira no Brasil, abordando o papel das mulheres e as obras dessas intelectuais pioneiras das Ciências Sociais”, disse Botelho, enfatizando que a primeira sessão, realizada na última segunda-feira (15), foi um sucesso com mais de 400 inscritos.

A primeira sessão abordou a autora britânica Harriet Martineau (1802-1876), que atuou como jornalista, ativista e socióloga. A expositora foi a doutora em Sociologia Veronica Toste Daflon, professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS).

Programação

A programação do seminário prossegue nesta quinta-feira (17), às 17h (horário de Brasília), com a análise da obra de Marianne Weber (1870-1954), uma destacada feminista, escritora e esposa do sociólogo Max Weber. A expositora será a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Giulle da Matta.

No dia 19 (sexta-feira), também às 17h, será analisada a obra da escritora e ativista socialista franco-peruana Flora Tristan (1803-1844) pela professora de Sociologia Luna Campos, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseça, no Rio de Janeiro.

No dia 22 (segunda-feira), no mesmo horário, a obra da socióloga e economista inglesa Beatrice Potter Web (1858-1943), fundadora da Escola de Economia de Londres, será analisada pela socióloga Eliana Debia, professora da Universidad Nacional Tierra Del Fuego (UNTDF), no Chile.

No dia 24 (quarta-feira), também às 17h, a jornalista, editora de jornal, sufragista, feminista e socióloga norte-americana Ida B. Wells (1862-1931) será analisada pela socióloga Cinthia Marques, da Unicamp. O seminário encerra no dia 26 (sexta-feira), apresentando um panorama sobre a dramaturga, ativista política, feminista e abolicionista francesa Olympe de Gouges (1748-1793), tendo como expositora Raquel Simas, professora do Colégio Pedro II.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021

Manaus contabiliza quase 280 mil com esquema vacinal em atraso

Só em Manaus, são 279.479 pessoas que passaram dos prazos para tomar a segunda dose. Ministério da Saúde recomenda busca ativa para convocar faltosos.

19 de outubro de 2021