fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Morre poeta Almir Diniz, membro da Academia Amazonense de Letras

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5.

28 de maio de 2021

Compartilhe

A informação da morte foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga (Foto: Reprodução)

Morreu nesta sexta-feira (28), o jornalista, poeta e contista amazonense, Almir Diniz, de 91 anos, vítima de complicações de uma infecção urinária. A informação foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Roberio Braga, onde Almir era membro desde 2000.

“A Academia Amazonense de Letras manifesta o pesar de todos os Acadêmicos e Acadêmicas pelo encantamento espiritual do jornalista Almir Diniz, um dos mais prestigiados titulares do silogeu, poeta e contista de renome. Enlutada a Casa de Adriano Jorge realça a convivência fraterna e a presença marcante que ele emprestou à instituição”, diz nota da AAL.

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5, eleito em 24 de setembro de 1999, na sucessão de Paulo Pinto Nery, e recebido em 24 de março de 2000, pelo acadêmico José dos Santos Pereira Braga. Trata-se de cadeira originalmente denominada Martins Júnior, da qual foi fundador Francisco Pedro de Araújo Filho.

“Era um jornalista premiado, com o Esso de Jornalismo de 1956, que foi um marco importante na história do jornalismo amazonense, grande advogado, poeta e contista. Era uma figura de fácil convivência, agradável. Era um homem simples, que mantinha suas origens de homem do interior, mas com muita aquosidade. Ele estava sempre atualizado no que havia de mais novo no universo literário”, declarou Robério.

Carreira

Almir ingressou no jornalismo em 1974 e atuou nos jornais Folha do Povo, O Combate, A Crítica, O Jornal e Diário da Tarde. Escreveu crônicas para as rádios Rio Mar e Baré. Ganhou o Prêmio Esso de Reportagem Norte-Nordeste, com a matéria “Borracha: dinheiro, sangue e miséria”.

Além disso, recebeu menção honrosa com a reportagem Fronteiras ensanguentadas e venceu o prêmio pelas reportagens Relíquias sem teto (1957) e Açúcar Amargo (1958).

Almir também foi prefeito municipal de Careiro/Amazonas; diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas; representante do Amazonas na Associação Brasileira de Municípios e procurador judicial do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas.

Da Redação

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022

Inscrições para segundo processo do Sisu terminam nesta sexta-feira

É preciso ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, não ter tirado zero na prova de redação e não ter se declarado como treineiro no Enem.

1 de julho de 2022

Dados da Covid ficarão disponíveis no site da FVS-AM no período eleitoral

Em atenção à Lei Eleitoral nº 9.504/1997, está suspenso o envio de dados e textos, via Secretaria de Comunicação do Estado, a partir de 2 de julho até o final das eleições.

30 de junho de 2022

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022