fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Morre poeta Almir Diniz, membro da Academia Amazonense de Letras

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5.

28 de maio de 2021

Compartilhe

A informação da morte foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga (Foto: Reprodução)

Morreu nesta sexta-feira (28), o jornalista, poeta e contista amazonense, Almir Diniz, de 91 anos, vítima de complicações de uma infecção urinária. A informação foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Roberio Braga, onde Almir era membro desde 2000.

“A Academia Amazonense de Letras manifesta o pesar de todos os Acadêmicos e Acadêmicas pelo encantamento espiritual do jornalista Almir Diniz, um dos mais prestigiados titulares do silogeu, poeta e contista de renome. Enlutada a Casa de Adriano Jorge realça a convivência fraterna e a presença marcante que ele emprestou à instituição”, diz nota da AAL.

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5, eleito em 24 de setembro de 1999, na sucessão de Paulo Pinto Nery, e recebido em 24 de março de 2000, pelo acadêmico José dos Santos Pereira Braga. Trata-se de cadeira originalmente denominada Martins Júnior, da qual foi fundador Francisco Pedro de Araújo Filho.

“Era um jornalista premiado, com o Esso de Jornalismo de 1956, que foi um marco importante na história do jornalismo amazonense, grande advogado, poeta e contista. Era uma figura de fácil convivência, agradável. Era um homem simples, que mantinha suas origens de homem do interior, mas com muita aquosidade. Ele estava sempre atualizado no que havia de mais novo no universo literário”, declarou Robério.

Carreira

Almir ingressou no jornalismo em 1974 e atuou nos jornais Folha do Povo, O Combate, A Crítica, O Jornal e Diário da Tarde. Escreveu crônicas para as rádios Rio Mar e Baré. Ganhou o Prêmio Esso de Reportagem Norte-Nordeste, com a matéria “Borracha: dinheiro, sangue e miséria”.

Além disso, recebeu menção honrosa com a reportagem Fronteiras ensanguentadas e venceu o prêmio pelas reportagens Relíquias sem teto (1957) e Açúcar Amargo (1958).

Almir também foi prefeito municipal de Careiro/Amazonas; diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas; representante do Amazonas na Associação Brasileira de Municípios e procurador judicial do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas.

Da Redação

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021