fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Morre poeta Almir Diniz, membro da Academia Amazonense de Letras

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5.

28 de maio de 2021

Compartilhe

A informação da morte foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga (Foto: Reprodução)

Morreu nesta sexta-feira (28), o jornalista, poeta e contista amazonense, Almir Diniz, de 91 anos, vítima de complicações de uma infecção urinária. A informação foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Roberio Braga, onde Almir era membro desde 2000.

“A Academia Amazonense de Letras manifesta o pesar de todos os Acadêmicos e Acadêmicas pelo encantamento espiritual do jornalista Almir Diniz, um dos mais prestigiados titulares do silogeu, poeta e contista de renome. Enlutada a Casa de Adriano Jorge realça a convivência fraterna e a presença marcante que ele emprestou à instituição”, diz nota da AAL.

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5, eleito em 24 de setembro de 1999, na sucessão de Paulo Pinto Nery, e recebido em 24 de março de 2000, pelo acadêmico José dos Santos Pereira Braga. Trata-se de cadeira originalmente denominada Martins Júnior, da qual foi fundador Francisco Pedro de Araújo Filho.

“Era um jornalista premiado, com o Esso de Jornalismo de 1956, que foi um marco importante na história do jornalismo amazonense, grande advogado, poeta e contista. Era uma figura de fácil convivência, agradável. Era um homem simples, que mantinha suas origens de homem do interior, mas com muita aquosidade. Ele estava sempre atualizado no que havia de mais novo no universo literário”, declarou Robério.

Carreira

Almir ingressou no jornalismo em 1974 e atuou nos jornais Folha do Povo, O Combate, A Crítica, O Jornal e Diário da Tarde. Escreveu crônicas para as rádios Rio Mar e Baré. Ganhou o Prêmio Esso de Reportagem Norte-Nordeste, com a matéria “Borracha: dinheiro, sangue e miséria”.

Além disso, recebeu menção honrosa com a reportagem Fronteiras ensanguentadas e venceu o prêmio pelas reportagens Relíquias sem teto (1957) e Açúcar Amargo (1958).

Almir também foi prefeito municipal de Careiro/Amazonas; diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas; representante do Amazonas na Associação Brasileira de Municípios e procurador judicial do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas.

Da Redação

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021