fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Morre poeta Almir Diniz, membro da Academia Amazonense de Letras

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5.

28 de maio de 2021

Compartilhe

A informação da morte foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga (Foto: Reprodução)

Morreu nesta sexta-feira (28), o jornalista, poeta e contista amazonense, Almir Diniz, de 91 anos, vítima de complicações de uma infecção urinária. A informação foi confirmada pelo presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Roberio Braga, onde Almir era membro desde 2000.

“A Academia Amazonense de Letras manifesta o pesar de todos os Acadêmicos e Acadêmicas pelo encantamento espiritual do jornalista Almir Diniz, um dos mais prestigiados titulares do silogeu, poeta e contista de renome. Enlutada a Casa de Adriano Jorge realça a convivência fraterna e a presença marcante que ele emprestou à instituição”, diz nota da AAL.

Além da AAL, Almir também era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Amazonense, na Casa de Adriano Jorge ocupou a Cadeira nº 5, eleito em 24 de setembro de 1999, na sucessão de Paulo Pinto Nery, e recebido em 24 de março de 2000, pelo acadêmico José dos Santos Pereira Braga. Trata-se de cadeira originalmente denominada Martins Júnior, da qual foi fundador Francisco Pedro de Araújo Filho.

“Era um jornalista premiado, com o Esso de Jornalismo de 1956, que foi um marco importante na história do jornalismo amazonense, grande advogado, poeta e contista. Era uma figura de fácil convivência, agradável. Era um homem simples, que mantinha suas origens de homem do interior, mas com muita aquosidade. Ele estava sempre atualizado no que havia de mais novo no universo literário”, declarou Robério.

Carreira

Almir ingressou no jornalismo em 1974 e atuou nos jornais Folha do Povo, O Combate, A Crítica, O Jornal e Diário da Tarde. Escreveu crônicas para as rádios Rio Mar e Baré. Ganhou o Prêmio Esso de Reportagem Norte-Nordeste, com a matéria “Borracha: dinheiro, sangue e miséria”.

Além disso, recebeu menção honrosa com a reportagem Fronteiras ensanguentadas e venceu o prêmio pelas reportagens Relíquias sem teto (1957) e Açúcar Amargo (1958).

Almir também foi prefeito municipal de Careiro/Amazonas; diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas; representante do Amazonas na Associação Brasileira de Municípios e procurador judicial do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas.

Da Redação

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021