fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Manaus comemora 95 anos do poeta com evento ‘Ano Thiago de Mello’

Reunião definiu evento para comemorar os 95 anos do poeta Thiago de Mello que acontece no dia 30 de março.

12 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Representantes da prefeitura e Câmara Municipal definem homenagem (Foto: Divulgação)

Com a presença da escritora Pollyanna Furtado Lima, mulher do poeta Thiago de Mello, foi definido na quinta-feira (11) no Museu Cidade de Manaus, no centro histórico, os trabalhos para homenagear, neste ano, o poeta maior do Amazonas, que completa 95 anos no dia 30 de março. As ações serão executadas pela Prefeitura de Manaus e Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Acredito que no momento em que vivemos de dor e tristeza (por conta da pandemia), a poesia de Thiago deve servir de ânimo e esperança”, ressaltou Pollyanna sobre a lembrança da cidade de Manaus, que tão fortemente fez parte da vida e da obra do poeta.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, se reuniu com os demais membros do grupo de organização da homenagem: o titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Emerson Quaresma; o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles; e o vereador Marcelo Serafim, que será o autor do Projeto de Lei (PL) da homenagem na CMM.

O poeta Thiago de Mello completa 95 anos no dia 30 de março (Foto: Divulgação)

Ato oficial

O secretário de Comunicação, Emerson Quaresma, destacou que a obra de Thiago de Mello está presente na vida acadêmica de várias gerações ao longo do tempo, e precisa ter continuidade na formação das novas.

“Nosso grupo de trabalho será formalizado para tornar oficial a homenagem pelo poder municipal, pois para o prefeito David Almeida é uma honra celebrar um dos filhos mais ilustres do Amazonas”, disse Quaresma.

De acordo com o idealizador da homenagem, Tenório Telles, desde a Grécia antiga, os poetas sempre foram celebrados, o que ao longo dos anos ocorreu em outros países, outras cidades, e agora Manaus também vai ter a oportunidade de celebrar em vida um dos seus maiores nomes.

“Um dos homens que mais divulgou, não só no Brasil, mas no mundo, o nome de Manaus e do Amazonas”, ressaltou Telles. Ele explicou que a ideia é realizar eventos, como exposições das obras de Thiago, com a recitação de sua poesia e lançamento de livros, colocando a poesia em destaque.

Poeta Thiago de Mello

Nascido em Barreirinha, Thiago de Mello conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty, como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

Durante o regime militar e o exílio político de intelectuais, artistas e lideranças políticas, Thiago de Mello acolheu-os na Embaixada do Brasil no Chile, ajudando-os a conseguir trabalho e a regularizar a situação de alguns exilados políticos, entre eles José Serra, Juca de Oliveira, Almino Affonso. Foi ainda um dos discípulos do grande romancista José Lins do Rego, amigo pessoal de Manuel Bandeira e Tom Jobim.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021