Sidney Poitier é mais conhecido no Brasil pelo drama 'Ao Mestre com Carinho' onde protagoniza um professor negro com alunos desajustados.
Sidney Poitier recebeu o Oscar por sua atuação no longa 'Uma voz nas sombras' (Foto: Reprodução)
Sidney Poitier faleceu nesta sexta-feira (7) aos 94 anos e sua morte foi confirmada por Fred Mitchell, ministro das Relações Exteriores das Bahamas, e amigo próximo da família do ator. Até o momento, não foi revelada a causa da morte do ator conhecido no Brasil pelo clássico ‘Ao Mestre com Carinho’ e que foi o primeiro negro a vencer o Oscar de melhor ator.
A vitória veio em 1964, pelo filme ‘Uma Voz na Sombras’, dirigido por Ralph Nelson. Ele era o vencedor mais velho da categoria. Mais de dez anos antes, em 1950, ele conseguiu seu primeiro papel creditado nos cinemas em ‘O Ódio é Cego’, drama noir de Joseph L. Mankiewicz. Por ‘Acorrentados’, de Stanley Kramer, Poitier se tornou o primeiro homem negro a ser indicado ao Oscar de melhor ator, em 1958.
Nos anos 1960, pouco após o ápice da segregação racial nos Estados Unidos, Poitier estrelou diversos filmes políticos que abordavam as relações inter-raciais no país, como ‘Ao Mestre com Carinho’ (1967), ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’ (1967) e ‘No Calor da Noite’ (1967). Em 2001, ele recebeu um Oscar honorário pela carreira, na mesma cerimônia em que Denzel Washington se tornava o segundo negro a levar a estatueta por sua atuação em ‘Dia de Treinamento’.
Com informações do site Omelete e Agências
Leia Mais: