Neste primeiro momento da vacinação, as crianças com deficiência e/ou comorbidades terão prioridade. Governador garante chegada de novas doses para ampliar campanha no AM.
Ângela, de 6 anos, foi a primeira criança a receber a dose pediátrica da Pfizer no Amazonas (Foto: Reprodução)
Ângela Conceição Alvarenga, de 6 anos, tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e foi a primeira criança a receber a vacina contra a Covid-19 em Manaus. A vacinação para crianças com idade entre 5 e 11 anos iniciou hoje (17) no Amazonas e vai seguir um cronograma de prioridades.
Ângela, aparentemente nervosa, estava acompanhada da sua mãe, que a tranquilizava até que a dose do imunizante fosse aplicada. Feliz por ter vacinado a filha, a mãe exibiu, orgulhosa o cartão de vacinação da criança.
A população de 5 a 11 anos residente em Manaus, conforme projeção do Ministério da Saúde, é de 260.721 crianças e a meta da prefeitura é imunizar 90% desse público. Em todo o Estado, há 566.227 crianças a serem imunizadas.
Na capital amazonense, a Prefeitura está disponibilizando quatro locais estratégicos e exclusivos para a vacinação infantil, que são: Parque Cidade da Criança, zona Sul, Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, com funcionamento das 9h às 16h; e no shopping Manaus Via Norte, zona Norte, das 10h às 16h.
O atendimento será escalonado e, depois dos menores com comorbidades e deficiências permanentes, serão vacinados os demais grupos prioritários, de acordo com a disponibilidade de vacinas.
A ordem de atendimento após o primeiro grupo será: indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem em instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).
“Nos próximos dias, ainda essa semana, nós vamos receber um quantitativo maior de vacinas da Pfizer e, com isso, vamos poder ampliar a vacinação das crianças”, disse o governador Wilson Lima.
Da Redação, com informações de João Luiz Onety
Leia Mais: