fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Intercambialidade das vacinas: Manaus aplica Pfizer como dose de reforço

A dose de reforço deve vir, posteriormente, para os imunossuprimidos, transplantados e idosos com idade a partir de 60 anos; Semsa diz que avanço depende das remessas.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

Em Manaus, Pfizer será aplicada como 3ª dose (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (14), dia em que explicou a metodologia a ser adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a titular da pasta, Shádia Fraxe, também falou sobre a intercambialidade dos imunizantes nesta etapa da vacinação contra a Covid-19. Em Manaus, idosos que receberam a CoronaVac ou a AstraZeneca em seus esquemas vacinais, irão receber a Pfizer a partir desta quarta-feira (15).

Shádia disse que já muitos estudos sobre o intercâmbio entre as vacinas contra a Covid e garantiu que o método é seguro, dando como exemplo as grávidas que, na capital, tomaram a AstraZeneca na D1 (primeira dose) e, na D2 (segunda dose), receberam a Pfizer.

“Isso aconteceu logo no início com as grávidas, quando tomaram a primeira dose de AstraZeneca, depois foi proibido e elas tomaram a segunda dose de Pfizer. Então, como terão o prazo de seis meses da segunda dose, não há problema. É uma orientação do Ministério de Saúde que nós estamos cumprindo”, esclareceu a secretária, que também é médica.

Shádia destacou que Manaus tem recebido constantemente remessas de vacinas contra o novo coronavírus e explicou que todo o planejamento está sendo feito para que aproximadamente 68 mil idosos, com idades acima de 70 anos, sejam vacinados com a terceira dose e, em seguida, a operacionalização avance para os imunossuprimidos, transplantados e os idosos a partir de 60 anos.

Para que toda a população seja contemplada com a terceira dose, Shádia explica que vai depender da quantidade de doses que a cidade siga recebendo.

“Cada recebimento de vacina é destinado a um grupo. Isso já vem no corpo da nota a qual aquela remessa se destina. Se a pessoa tomou a primeira dose de Pfizer, então vai tomar a segunda dose de Pfizer porque aqui em Manaus nós acautelamos a segunda dose de todos para que não haja falta. Porém, a terceira dose será feita com a Pfizer”, disse a secretária municipal de saúde.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021