fbpx

quinta, 19 de maio de 2022

Manaus terá 9 horas de vacinação contra influenza e sarampo

Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo acontece neste sábado e conta com 508 pontos funcionando de 8h às 17h, em todas as zonas da cidade.

14 de maio de 2022

Compartilhe

Sete grupos prioritários poderão ser imunizados contra a influenza (Foto: Reprodução)

Prefeitura de Manaus promove, neste sábado (14), nove horas seguidas de imunização durante o “Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo”, com 508 pontos funcionando de 8h às 17h, em todas as zonas geográficas da cidade. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é reforçar a proteção de 455.143 pessoas contra a influenza (gripe) e 216.407 contra o sarampo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, sete grupos prioritários poderão ser imunizados contra a influenza, com a vacina trivalente, eficaz contra três tipos de cepas do vírus (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria). O público-alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos; trabalhadores de saúde; idosos com 60 anos ou mais; grávidas; puérperas; professores; e indígenas aldeados.

As crianças de seis meses a menores de 5 anos e os trabalhadores de saúde são alvo da vacinação contra o sarampo, com a tríplice viral, que ainda protege contra caxumba e rubéola.

“A Semsa começou a disponibilizar as vacinas em Manaus no dia 4 de abril, para trabalhadores de saúde e idosos na primeira fase. Já avançamos com a inclusão de novos grupos, mas a procura ainda está baixa. Precisamos ampliar a cobertura vacinal contra as doenças na cidade, e estamos reunindo todos os esforços possíveis para facilitar o acesso da população”, afirmou.

Djalma explicou que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% do público-alvo com a vacina contra a influenza. A estimativa da Semsa é atender 185.241 idosos; 159.789 crianças; 56.618 trabalhadores de saúde; 27.974 gestantes; 4.599 puérperas; 20.339 professores; e 583 indígenas.

“Os indígenas aldeados foram incluídos na campanha a partir deste sábado, mas a vacina é levada até eles por meio dos Dseis (Distritos Especiais de Saúde Indígena). A estratégia de imunização também é diferenciada para o público da zona rural, onde as equipes de saúde já têm intensificado a imunização de acordo com a logística adequada para essas localidades”, pontuou o titular da Semsa.

Já em relação ao sarampo, a meta é imunizar 159.789 crianças e 56.618 trabalhadores de saúde. Manaus encontra-se em situação de vulnerabilidade por conta da doença, já que 90% dos novos casos confirmados no Brasil estão na região Norte, informou Djalma.

“Estamos trabalhando para imunizar 95% do público contemplado com a tríplice viral, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde. Nossa maior preocupação é com as crianças menores de 2 anos, que costumam desenvolver formas mais agressivas da doença, apesar da doença ser transmitida para pessoas de qualquer idade. Só a vacina pode proteger todos contra o vírus”, disse.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022

UGPE abre licitação para reforma do Parque Senador Jefferson Peres

O parque Jefferson Peres é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e o critério de escolha será a empresa com proposta de menor valor.

18 de maio de 2022

Cozinha popular na zona Norte de Manaus vai servir 400 litros de sopa por dia

A unidade no bairro Alfredo Nascimento é a terceira reinaugurada pelo governador Wilson Lima após reforma. Bairros Novo Israel e Compensa já têm cozinhas revitalizadas.

18 de maio de 2022

TCE-AM sedia painel internacional sobre sustentabilidade

Evento, voltado para servidores públicos, gestores, acadêmicos, professores e sociedade civil; acontece no dia 30 deste mês no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas.

18 de maio de 2022

‘Menos é Mais Prime’ agita público no Podium da Arena da Amazônia

Show com o grupo de pagode acontece a partir das 21h do dia 4 de junho, no Poduim da Arena da Amazônia, zona Centro-Sul de Manaus. Os ingressos variam de R$ 70 a R$ 470.

18 de maio de 2022