fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Manaus passa a contar com comitê de enfrentamento à cheia do rio Negro

Os trabalhos serão realizados até 31 de julho, podendo a data ser prorrogada. Ações serão de pronta-respostas e medidas preventivas para atender às famílias atingidas.

6 de maio de 2021

Compartilhe

Nesta quinta-feira (6), o rio Negro registrou a marca de 29,30 metros (Foto: Caio Fonseca/RealTime1)

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), instituiu o Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município, com ações integradas nas áreas da saúde, assistência social, infraestrutura, mobilidade, proteção civil, meio ambiente, limpeza e planejamento.

O grupo vai unificar a atuação das secretarias municipais, tendo a presidência do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, e coordenação da Casa Militar.

“Temos acompanhado, diariamente, a subida do rio Negro e somado esforços em ações preventivas para minimizar os impactos dessa possível cheia histórica para a população, principalmente naquelas áreas tradicionalmente afetadas. O Comitê funcionará com as secretarias integradas, contemplando as demandas socioeconômicas e ambientais neste período“, disse o prefeito.

A criação do comitê está prevista no Decreto nº 5.077/2021, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) dessa quarta-feira (5).

Ações do Comitê

De acordo com o vice-prefeito Marcos Rotta, os trabalhos serão realizados até 31 de julho, podendo a data ser prorrogada. As ações serão de pronta-respostas e medidas preventivas no sentido de atender às famílias atingidas pela cheia neste ano.  

Cheia histórica

Conforme o segundo alerta de cheia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado na última sexta-feira (30), Manaus deverá ter uma cheia histórica em 2021, com a cota do rio Negro podendo ultrapassar os 30 metros. Nesta quinta-feira (6), o rio Negro registrou a marca de 29,30 metros.

Mapeamento

Segundo o levantamento feito pela Defesa Civil municipal, 15 bairros serão atingidos pela subida das águas. São eles: Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.

Já na zona ribeirinha, a Defesa Civil fará o monitoramento nas seguintes comunidades: Nova Canaã do Aruaú, São Francisco do Aruaú, Lindo Amanhecer, São Sebastião do Cuieiras, São Francisco do Chita, Bela Vista do Jaraqui, Nova Jerusalém do Mipindiaú, São Sebastião do Tarumã-Mirim, Agrovilla, Cueiras do Tarumã-Açu, Nova Esperança do Apuaú, Santa Isabel do Apuaú, Nova Aliança do Apuaú, União e Progresso, São Francisco do Tabocal, São Raimundo e o assentamento Nazaré.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021