fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Manaus ganha programa de combate ao desperdício de alimentos em feiras

Em parceria com a Prefeitura de Manaus, projeto do Governo do Estado aproveitará alimentos ainda em condições de consumo para doar a famílias em situação de vulnerabilidade.

6 de agosto de 2021

Compartilhe

Parceria visa diminuir os impactos do desperdício de alimentos que não possuem mais valor comercial, mas que ainda mantêm seu valor nutricional (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (5), o Governo do Estado firmou uma parceria com a Prefeitura de Manaus para a implantação do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, nas feiras e mercados da cidade. O acordo foi assinado durante o lançamento do 1º Plano Safra de Manaus, ocorrido por volta das 16h, no Shopping Phelippe Daou, zona leste de Manaus.

A parceria visa diminuir os impactos do desperdício de alimentos que não possuem mais valor comercial, mas que ainda mantêm seu valor nutricional e podem ser consumidos. Os alimentos serão selecionados e doados para instituições socioassistenciais cadastradas pelo Governo do Estado, que farão a distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O novo programa será implantado na capital por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães, trata-se de um programa inédito.

“São 90 toneladas de alimentos que vão para o lixo todos os meses e o Governo do Amazonas lançou um programa inédito de segurança alimentar e nutricional. Esse trabalho conjunto prevê tirar esse alimento que ia para o lixo e levar para a mesa de quem mais precisa, daquelas pessoas em vulnerabilidade social”, destacou o secretário.

O coordenador estadual do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos da Sepror, Carlos Henrique da Conceição, explica que a união entre os dois órgãos é fundamental para a execução do trabalho, que envolve um processo desde a conscientização dos feirantes até a entrega dos alimentos doados para as famílias beneficiadas.

“A Semacc ajuda a gente com a sensibilização dos feirantes, conversam com eles, conversam com a gente, a partir daí a gente começa a receber a doação dos feirantes, fazemos uma triagem, uma pesagem desses alimentos, montamos as cestas conforme é visto aqui e saímos para entrega. Tudo isso para combater o desperdício de alimentos que acontece hoje nas feiras”, explicou o coordenador.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021