fbpx

quarta, 10 de agosto de 2022

Manaus e outras 16 capitais brasileiras cancelam Carnaval de rua

Nas redes sociais, o prefeito David Almeida disse que divide preocupações com a Secretaria municipal de Saúde acerca do cenário da pandemia e da variante Ômicron.

9 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

Com o avanço da variante ômicron e o aumento de casos de covid-19, 17 capitais do Brasil cancelaram o Carnaval de rua em 2022, incluindo Manaus. As festividades públicas também foram suspensas em Olinda (PE), Ouro Preto (MG), Juiz de Fora (MG) e São Luiz do Paraitinga (SP), municípios famosos por suas festas no período. Oito prefeituras afirmaram que estão analisando a possibilidade.

Em seu perfil no Facebook, o prefeito David Almeida (Avante) disse que divide preocupações com a Secretaria municipal de Saúde acerca do cenário da pandemia. “Precisamos compreender que o carnaval de rua não tem controle espacial numa cidade com mais de 2 milhões de habitantes e não há como limitar numericamente grupos e adeptos de uma festa popular”, declarou.

Levantamento do Poder360 também apurou se as prefeituras permitirão festas particulares. Entre as capitais, só Cuiabá e o Distrito Federal vão proibir os eventos. Nove disseram que irão autorizar, sendo que 6 estabeleceram como requisito a apresentação de comprovante de vacina contra a covid.

Nas outras cidades que realizam festas tradicionais de Carnaval, Ouro Preto proibiu eventos privados. Juiz de Fora e Porto Seguro vão permitir mediante apresentação de comprovante de vacina. A Prefeitura de Olinda disse que vai seguir determinação do Estado. Em nota, o governo de Pernambuco declarou que “só vai se posicionar sobre a realização ou não do carnaval na 2ª quinzena do mês de janeiro”.

Rio de Janeiro e São Paulo anunciaram que vão manter os desfiles das escolas de samba. Em Curitiba, a prefeitura anunciou que o Carnaval 2022 será realizado em formato virtual.

A ômicron, sequenciada pela 1ª vez na África do Sul, é a principal causa da reavaliação dos governos municipais e da não realização das tradicionais festas de Carnaval. Na 5ª feira (6.jan.2022), o Brasil registrou a 1ª morte pela variante na cidade de Aparecida de Goiânia (GO).

A cepa ja é responsável por cerca de 58,33% dos casos de covid no Brasil. Os dados são do projeto Our World in Data, mantido por pesquisadores da Universidade de Oxford, e foram publicados em 6 de janeiro.

Os números correspondem a todas as sequências analisadas até duas semanas antes de 27 de dezembro. O número de casos da ômicron no Brasil pode ser ainda maior.

Fonte: Portal Poder 360

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

Livro lançado pela Prefeitura é destaque em Festival de Quadrinhos em BH

Livro sobre o chargista Miranda lançado pela Prefeitura de Manaus acompanha obras da Região Norte no FIQ 2022, em Belo Horizonte.

7 de agosto de 2022