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domingo, 16 de janeiro de 2022

Lançado o Novo Ensino Médio com propostas Curriculares e Pedagógicas

O Novo Ensino Médio prevê a divisão da grade curicular em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos.

4 de janeiro de 2022

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Novo Ensino Médio foi aprovado no Congresso e começa a ser implantado no País (Foto: Lincon Ferreira/Seduc)

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, apresentou, nesta terça-feira (4), as principais mudanças que devem ocorrer durante o ano letivo no Ensino Médio, e ainda as propostas curriculares e pedagógicas para as atividades escolares em 2022, na rede pública estadual. O novo Ensino Médio foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2017 e começa a ser implementado em todas as escolas públicas e privadas do País.

Uma das principais alterações da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), foi na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais, até o fim de 2022.

De acordo com a diretora do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), Adriana Antonaccio, o ponto principal do Novo Ensino Médio é o protagonismo juvenil.

“Anteriormente, nós tínhamos um modelo de aprendizagem em que a gente determinava muito aquilo que o estudante ia aprender em seus conhecimentos. Hoje, a gente vai permitir que o estudante seja mais reflexivo, o professor vai instigar o estudante em espaços formais e não formais, o que é muito inteligente, porque o aluno não vai estar dentro de sala de aula, no quadro branco, com o professor. O professor deve pensar em outros espaços de aprendizagem para que o estudante possa ser esse indivíduo crítico e possa olhar o todo”, afirmou a diretora do Deppe.

Além disso, foi definida uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferte diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, como os itinerários formativos, que abrangem áreas de conhecimento específicas e a formação técnica e profissional.

“Em relação ao Novo Ensino Médio, a gente pensa que o estudante precisava dessa voz, e o Amazonas vai dar essa voz ao estudante, a partir de agora. Ele não vai só refletir, mas vai poder opinar. A gente vai integrar a comunidade escolar, o gestor, professor e pedagogo, todas as figuras da escola, para estarem preparadas também para esse novo estudante, que vai trazer demandas, situações e ideias para essas equipes escolares”, acrescentou Adriana.

 Para o Novo Ensino Médio, é prevista a divisão em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos. Na FGB, o currículo é comum a todos os estudantes. A formação é dividida em quatro áreas de conhecimento: Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Já os Itinerários Formativos tratam do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os Itinerários Formativos vão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

Com informações da Assessoria

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